Licenciamento - válido para todos os textos do blog

Licença Creative Commons
Este trabalho de Flávio Raphael Barcellos, está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://sobre-fotografar.blogspot.com/.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://sobre-fotografar.blogspot.com/p/licenciamento.html.

Avisos iniciais

---

2010-03-19

Qual maquina fotográfica profissional é a melhor?

Licença Creative Commons
Inauguro o blog com um assunto polêmico e incendiário. Acho que estou delirando.

Como diz certo ditado (alterado para não ter termos chulos): "Gosto é que nem nariz, cada um tem o seu."

Pessoalmente eu não concordo com o uso que se faz dos termos profissional e amador para definir equipamento, eles servem para dividir pessoas que fazem fotografia por gosto e pessoas que fazem da fotografia uma profissão (não acredito que existam fotógrafos profissionais - nessa definição - que não façam isso por gosto). Conheço fotógrafos amadores que fotografam com Leica - não conheço ninguém que use Hasselblad - e conheço profissionais que usam "prosumer"(*) - também conhecidas como superzoom - para fazer eventos.

Sugiro que você vá numa loja e segure a câmera, sinta a "pegada" das diversas marcas e modelos. Depois disso converse com fotógrafos, peça para mostrar (encontros de clubes de fotografia é um bom lugar para isso). Finalmente comece a definir qual o seu objetivo na fotografia para, assim, poder escolher a câmera que vai comprar.

Quando se compra uma câmera SLR, você estará quase que casando com um fabricante. É muito difícil, depois de ter um monte de lentes, trocar de fabricante. É claro que você vai trocar o corpo da máquina para evoluir na tecnologia, as lentes sendo compatíveis o gasto é menor.

Então, ao escolher o corpo, não pense na tecnologia que ele tem, pense no tipo de foto que deseja fazer (exemplo, fotógrafos de esporte costumam preferir Canon, fotógrafos de eventos preferem Nikon). Na tecnologia, os principais fabricantes se completam e competem. Além disso, tecnologia serve para não atrapalhar. Não é a câmera que vai fazer a foto, são as suas escolhas, seu olhar e suas ideias.

Na prática as SLR (Digitais ou não), sejam Canon, Nikon, Sony, Pentax e Olympus (câmeras para nós mortais) são quase iguais (**). O que vai importar, de verdade, é como você se sente com ela, a "pegada".

Para terminar. O equipamento que faz a foto é seu dedo, seu olho e seu cérebro(***). A câmera só vai tornar isso mais fácil NÃO atrapalhando. Um bom fotógrafo faz uma boa foto com uma câmera tecnologicamente ruim, mas um mau fotógrafo continuará fazendo fotos ruins com a melhor máquina do mundo.

Espero seus comentários.

Flávio RB

(*) No sentido de tecnologia avançada para uso por não especialistas e não no sentido criado por Alvin Toffler no livro "A terceira onda".


(**) No Brasil, para Câmeras SLR Digitais, existem mais usuários de Canon e Nikon que de Olympos e Pentax. Assim existe melhor mercado de usados e também mais técnicos especializados nessas marcas (Nikon e Canon). Sony começou a fazer SLR agora e está tendo um crescimento assombroso, principalmente com a migração dos usuários de compactas que estão começando a usar máquinas SLR, mas ainda pode ser complicado encontrar quem mexa na câmera ou lente caso seja preciso uma manutenção.

(***) Li essa frase numa tira (cartoon) e estou procurando o autor, se conhecerem me avisem.

42 comentários:

  1. Olá.
    Parabéns pelo blog. Era isso que eu tava procurando. Boa leitura e informativo também.

    Estou procurando uma câmera prosumer (superzoom) ou dslr... ó dúvida cruel.... hoje tenho uma Canon A710is....

    Um abraço.

    Ederson / RS

    ResponderExcluir
  2. EU ENVIEI UMA DÚVIDA AO YAHOO, MAS A RESPOSTA NÃO FOI CONVINCENTE. LEIA ABAIXO O TEXTO CONFORME FOI ENVIADO :
    Quero dizer que no kit da Nikon vem uma lente objetiva de 18-270mm e a canon já tem lentes de 18-55 e vem mais lente objetiva de 55-250mm. Moro na Europa e uma loja está fazendo uma baita promoção de câmeras profissionais da Canon, Nikon e Sony, além de laptops, micros, multifuncionais entre outras coisitas. Gente, uma bagatela! Mas voltando ao assunto : Qual seria a câmera mais apropriada para fotos de rostos, pessoas, natureza, urbanas, viagens, lugares, macro : natureza e abstratos além de fotos externas e internas ?
    Qual delas oferecem aqueles efeitos tipo granulado, tons sépia e acinzentado, imagens mais claras e escuras e aquele efeito enfumaçado que parece "sonho"...rs
    Gostaria que só pessoas que conhecessem sobre o assunto respondessem. Agradeço ! Beijos.
    ______________________________________________
    POIS BEM...fotos de rostos, pessoas, natureza, urbanas, viagens, lugares, macro : natureza e abstratos além de fotos externas e internas ,QUAL DAS 2 ATENDERIAM AS NECESSIDADES ? NESTE CASO A NIKON É MELHOR QUE ESTE MODELO DA CANON ? E A LENTE OBJETIVA DE 18-270MM QUE VEM NO KIT DA NIKON É INTERESSANTE ?
    MEU E-MAIL : EBONY188@YMAIL.COM

    ResponderExcluir
  3. OLA AMIGO SOU UM NOVATO DA FOTOGRAFIA ANDAVA A PESQUIZAR E ENCONTREI ESTE BLOG,ANTE DE MAIS DEIXA-ME DAR-TE OS PARABENS ESTA MUITO BOM OBRIGADO.

    ResponderExcluir
  4. texto sincero e com toda a verde que um amante da fotografia pode ter : seu olhar e seu gosto pelas coisas belas que pode ver e mostrar, após uma foto é a melhor máquina ! além da maquininha por traz de tudo. zé pedro.

    ResponderExcluir
  5. Bom, hoje pela manhã me passou pela cabeça, claro sem ser os piolhos a vontade de pesquisar sobre fotográfias, máquinas fotográficas e fotografos, por ser jornalista e trabalhar com matérias diversas, até porque o mundo virtual aproximou as pessoas, eliminando distâncias, sou repôrter de um pequeno veículo de comunidação, "Gazeta do Capão", um jornal local e posta matérias em um portal, "Portal de Notícias do Capão Redodno", acabei dando de frente com este ilustre colaborador, pois aprendi um pouco mais sobre fotos, máquinas e fotografos, apenas quero agradecer e parabenizá-lo pela colaboração.

    Daniel Dantas
    Jornalista

    ResponderExcluir
  6. Prorrata, peço desculpas aos leitores do blog, pois ao postar um comentário sobre fotos e fotografia, acabei torcando as bolas, e digitei algumas palavras erradas, no entanto o Jornal de que faço parte é local, com edição semanal de 50 mil exemplares, e se chama; Gazeta do Capão Redondo, e o portal é "Portal de Notícias do Capão Redondo", mais uma vez, brigado pela matéria e parabéns pelos prétimos à comunidade interessada em fotografias.

    ResponderExcluir
  7. oi gostei do blog tem bastante informação
    bom parabens!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Gostei da escrita, super agradável para ler, e do comentário final "Um bom fotógrafo faz uma boa foto com uma câmera tecnologicamente ruim, mas um mau fotógrafo continuará fazendo fotos ruins com a melhor máquina do mundo". Acho que tal, cabe a várias profissões.

    Um grande abraço, Ce´cilian Reis.

    ResponderExcluir
  9. Gostaria de saber se existe uma tabela explicando a diferença de lente tipo
    18-55mm é para tal foto.

    ResponderExcluir
  10. Estou para escrever um texto sobre objetivas, demora pois tenho que estudar um pouco mais paara fazer um bom texto, mas posso adiantar informações se você me enviar um email (veja a página "Sobre mim e esse blog" lá no alto).

    ResponderExcluir
  11. boa tarde eu tenho uma sony alpha 390 com lente 18-55mm e estou apanhando mto principalmente pra tirar fotos noturnas estao ficando mto desfocadas por favor me de umas dicas

    ResponderExcluir
  12. Como vou poder responder sua questão? Escreva uma email para mim tem endereço na página "Sobre mim e esse blog".

    Em ambientes escuros a câmera pode ter dificuldade de fazer foco, procure um ponto na mesma distância onde tenha contraste suficiente para o sensor de foco conseguir localizar o ponto de foco.

    Outra coisa é que se o ISO estiver muito alto, pode ser que você esteja confundindo ruido na imagem com imagem fora de foco. Nesse caso não tem muito o que fazer a não ser colocar luz na cena (flash ou iluminação contínua).

    ResponderExcluir
  13. Olá amigos, saudações de Portugal para todo o Mundo.
    A minha questão é a seguinte, durante muito tempo utilizei (ainda guardo este equipamento)um corpo da Nikkormat EL,uma grande angular Nikkor-H auto 1:3.5 f=28mm, uma tele da Itorex Macro 1:4.5 f=70-210mm. Presentemente adquiri uma Nikon Coolpix f=4.7-84.2mm 1:2.8-4.5 18xzoom (27-486mm)de que não estou muito satisfeito, nomeadamente a tirar fotos com o zoom bem puxado, ou em sítios com pouca luz. Isto tudo para solicitar a vossa opinião numa reflex topo de gama e da gama média. Não sou profissional, mas sim muito exigente no que faço ou pretendo obter.
    Francisco Santos rodagem@gmail.com

    ResponderExcluir
  14. OLÁ, GOSTEI DE SUAS EXPLICAÇÕES SOBRE A CANON. ESTOU QUERENDO UMA QUE POSSA TIRAR FOTOS DA NATUREZA, PRAIA, DE BAIXO DA AGUA ( EXISTE CAPA??) FESTAS. ESTAVA PENSANDO EM UMA EOS REBEL T2I. QUERIA UMA LENTE COM UM ZOOM MAIOR DO QUE 14 X MAS QUE NAO PRECISE FICAR MUDANDO PARA TIRAR FOTOS PRÓXIMAS. VOU VIAJAR ESTA SEMANA . SE TIVER COMO RESPONDER AGRADEÇO ABRAÇO.EDUARDO

    ResponderExcluir
  15. É complicado responder um comentário anônimo, é preferível me enviar um email (tenho endereço disponível aqui para isso).

    Existe capa para uma DSLR de entrada, procure por Outex no Google, mas não encontrei ainda uma caixa estanque para essa categoria de câmera, só encontro para as intermediárias.

    Um lente com zoom próximo de 14x é o máximo que você vai encontrar para uma DSLR, seria com a Sigma 18-250mm F3.5-6.3 DC OS HSM. Ela é equivalente em filme 35mm a uma 28.8-400mm na Canon T2i (sensor APS-C com fator de crop 1.6). Mas uma lente com grande amplitude de variação de comprimento focal (grande variação de zoom) peca por não tem muita nitidez, principalmente nas grandes aberturas, mas isso vai depender do seu proṕosito na fotografia.

    Espero que volte aqui para ler minha resposta, se quiser me escreva um email, vá na página "sobre mim e esse blog".

    ResponderExcluir
  16. "Fala, Eu estou numa duvida Flávio"

    Já tenho uma noção basica, de 4 anos usando uma sony cybershot.
    Não esta ligando de tão velinha e surada, guardo ela na minha mochila, vivo na frente do marem ubatuba. Tenho um vista boa do mar e da natureza quero fotografar e filmar as atividades esportivas daqui mesmo, por ex Surfe.
    Tenho um site de moda, na rua tiro fotos de pessoas a luz natural, para postar looks do dia dia.
    Juntando isso tudo, qual camera me incida para comprar?

    Obs: quero algo semi pro

    " QUERO CHEGAR EM CASA DE MINHAS VIAGENS, COLOCAR O CABO USB EM MEU PC OU NOTEBOOK " E VIASUALIZAR MINHAS IMAVENS PARA POSTAR EM BLOGGE E SITES "

    "PODENDO TB EDITAR AS IMAGENS COM USO DE PHOTOSHOP"


    OBS. TENHO 1,460,00 REAIS NO MOMENTO.

    ResponderExcluir
  17. Olá!! estou pensando em comprar uma Nikon D7000,que também filma em HD,mais estou em dúvida quanto a lente mais apropriada.Estava pesquisando preços em um site americano e também no mercado livre e percebi que a maioria dessas câmeras vem com lente 18-105mm e também há várias que vem com 75-300mm...É uma boa lente? ou seria mais apropriada uma 18-55mm?levando em consideração os fins pelos quais pretendo utilizá-la que são para eventos, books, fotos publicitárias...


    Agradeço desde já!

    ResponderExcluir
  18. Bruna,

    Espero que retorne para ver a resposta, pois não tem email no seu perfil para eu poder enviar.

    A 18-105 da Nikon que vem como kit na D7000 e na D90 é perfeita para eventos, conheço muita gente que só trabalha com essa lente na Nikon D90.

    Um 18-55mm é bem inferior a 18-105mm pois não dá para fazer uma foto mais de longe pegando algum detalhe caso seja necessário.

    Pode ser interessante pegar um flash também.

    ResponderExcluir
  19. parabéns adoreii o blog vou acessar sempre bjos

    ResponderExcluir
  20. Olá! Em uma das minhas incessantes buscas na internet, achei seu blog. Sou atriz, mas também uma amante por fotografias, e estou querendo me especializar nessa área. Queria, se possível, sua ajuda em 2 coisas: em indicação para um curso de fotografia, e também em qual camera começar! Minha idéia é fazer fotos de espetáculos de teatro, eventos, shows, books e paisagens: parques, plantas, bichos.... me indicaram a Canon T2i ou T31, como não conheço, estou na dúvida! Tenho em torno de 2 mil pra investir no início! Obrigada!

    ResponderExcluir
  21. Olá Flávio, adoro fotografia, mas sou super amadora. Ganhei uma Fz35, mas não sei utilizá-la corretamente, não entendo suas funções. De repente vc poderia me dar umas dicas de como utilizá-la nas diversas circunstâncias...
    Parabéns pelo Blog!

    ResponderExcluir
  22. Flavio
    Quero comprar uma maquina fotografica para tirar fotos de esportes,surf, automobilismo, motos, skate e outros, e tambem fotos paisagem, qual seria uma maquina boa, e uma lente para poder aproximar bem a imagem?

    Fico no aguardo

    Abracos

    Marcio

    ResponderExcluir
  23. ha tempo venho estudando sobre fotografias,fotos diversas a que mais me atrai e as da natureza,e com estas procuras achei seu blog,muito legal mesmo tenha a certeza de que varias vezes estarei por aqui.um abraço

    ResponderExcluir
  24. Ola! meu nome e Edna,estou fazendo curso de fotografia para me especializar em fotos de gravida,crianças, bem vou ser fotografa da familia,rsrs!!queria uma dica sobre qual a melhor maquina , gosto muito da Canon, Vamos fotografar sempre! Amo muito fotografar!!! Aguardo seu retorno, Um abraço!!!!

    ResponderExcluir
  25. Amigo, antes de mais nada gostaria de parabenizar pelo blog. muito informativo. Tenho uma dúvida, comecei a pouco tempo fazendo convite e imãs personalizados com fotos e gostaria que vc me indicasse uma máquina fotográfica boa para esse tipo de trabalho, tipo sessão de fotos. Desde já agradeço. Meu blog fantynydesigner@blogspot.com
    Se puder me seguir agradeço, pois farei isso aqui, aguardo anciosa pela sua resposta

    ResponderExcluir
  26. Oi estou querendo comprar uma maquina fotografica pra mim, desses modelos DSLR, estava pensando na Canon - PowerShot SX30IS 14.0-Megapixel Digital Camera, mas não sei se é uma boa opção, a minha finalidade é tirar fotos de plantas, paisagens e para uso pessoal mesmo! Queria uma dica! Gostei demais do teu blog!

    ResponderExcluir
  27. Não costumo responder perguntas dentro dessa área. Enviem email para perguntar.

    Mas, tenho que responde isso e esperar que a pessoa retorne.

    A Canon PowerShot SX30is não é uma DSLR, câmeras SLR trocam lentes. Ela é apensa uma compacta avançada com grande zoom.

    ResponderExcluir
  28. Eu pensei que ela fosse uma DSLR, pois entrei em um site de compras e ela estava entre as Canons,mas enfim...mesmo sem ser DSLR queria saber se ela é boa, se o zoom dela é bom pra tirar fotos de qualidade de plantas, paisagens! ou vcs tem outra dica?
    obrigada

    ResponderExcluir
  29. Olá bom dia!! Estou em dúvida entre 02 máquinas fotográficas, sendo uma Sony Alpha NEX-3KB 14.2MP c Lente 18-55mm e outra Sony Dsc-hx100 V 16,2mp Zoom 30x. Em termos de qualidade de imagem qual seria melhor?? Sei que não são máquinas profissionais mas gostaria de ter a opinião de um profissional na área. Muito obrigada e parabéns pelo blog
    Patricia

    ResponderExcluir
  30. desa gostaria de saber sobre a fugifilm

    ResponderExcluir
  31. olá, poderia me ajudar?
    quero uma camera semiprofissional para fotos pessoais em familia, passeios, fotos mais amadoras de boa qualidade, não quero uma máquina digital comum. qual me indicaria?
    tenho uma amiga que fará uma viajem internacional e vai comprar.
    abraços!!! no mais obrigado
    Lucimeire
    lggomides@terra.com.br

    ResponderExcluir
  32. FLAVIO quero presentear a minha filha com uma camera profissional, que pretende fazer um curso de fotografia , mas nao sei se compro cannon ou nikon, ela faz faculdade de moda, se puder me ajudar indicando um modelo, agradeco. DORA

    ResponderExcluir
  33. Ola,sou o cantor ( NALDO REZENDE ) e sou fascinado por fotos,eu adorei as esplicações que encontrei aqui,tirei várias dúvidas,parabens a toda equuipe que nos torna isso possivel,muito obrigado.

    ResponderExcluir
  34. ola ,se poder me ajudar ficarei grato.
    estou na duvida se compro a canon 550d ou 600d
    se a vantangen em comprar a 600d pela diferenca do valor da 550d?
    obrigado

    ResponderExcluir
  35. Olá,não sou profissional mas gostaria de comprar uma maquina que tivesse aquele efeito de desfocar o fundo da imagem.Conversei com um fotografo mas ele me deixou ainda mais perdida , falou de tantas maquinas e no final disse que esse efeito é da quantidade de luz que se ajusta. Eu so queria saber que maquina posso comprar que nao fosse assim mt mt cara mas que tivesse uns recursos interessantes. Obrigada!

    ResponderExcluir
  36. Bom Dia!
    Muito bom o blog! Parabéns!
    Bom, quero começar a tirar fotos dentro d'água, principalmente para eventos de surf! Se possível gostaria de algumas indicações de modelos de máquinas fotográficas para este fim! Muito obrigado pela atenção! Grande Abraço.
    meu email tiagoinacio_r@hotmail.com

    ResponderExcluir
  37. Ola, FLAVIO, parabens, pelo blog, e suas informações preciosas...peço a gentileza, se for possível, uma indicação de qualmaquina fotografica digital "ditas" semi profissional, ou algo no genero.Eu gostaria de presentiar meu filho, que esta querendo de presente umcurso de fotografia, mas estou perdida, quanto a maquina.Se puder me indicar uma,ou duas lhe agradeço muito.
    annodam1@bol.com.br

    ResponderExcluir
  38. olá. meu no me é Debora...e eu gostaria de comprar uma maquina p/ tirar fotos de shows, principalmente.Eu ñ entendo de maquinas , mas gostaria de começar por hobby...vc poderia me dizer qual é a melhor... a canon sx30 é boa? por favor me responda...obrigada!

    ResponderExcluir
  39. Simone Beatriz14/12/2011, 15:43

    Olá Flávio!!
    Muito bom, parabéns pelo seu blog!
    Estou usando uma sony cybershot a uns 3 anos, só que agora ela deu defeito e quero investir em uma camera semiprofissional para fotos pessoais em familia, passeios, fotos mais amadoras de boa qualidade, eu amo fotografar, não quero uma máquina digital comum, qual me indicaria? Tire minha duvida, qual é a melhor a Canon ou a Nikon, por favor me mande os modelos.
    Muito Obrigada! Aguardo sua resposta.
    simonybeatriz@hotmail.com

    abraços!!!
    Simone

    ResponderExcluir
  40. Boa Tarde,

    Procuro uma máquina fotográfica razoável até 500/700€ da marca canon ou nikon, o que me aconcelha? Gosto de tirar fotos, e tiro normalmente a pessoas, natureza....

    obrigado

    rutelaranjo@gmail.com

    ResponderExcluir
  41. Olá camarada, minha camera é a Canon Rebel T3, eu queria saber se a lente 18-200 é boa para fotografar casamentos e aniversários?
    cinevideopro@hotmai.com

    ResponderExcluir
  42. Não gosto de responder perguntar nesse espaço.

    Eu tive uma 18-200mm (da Sigma, não tem diferença significativa da da Canon) e cheguei a fazer um aniversário dos filhos de um amigo com ela.

    Não é a lente ideal para um evento, mas sabendo usar se consegue resultado bom.

    Eu não arriscaria fazer um casamento com essa lente nem com uma única câmera.

    ResponderExcluir