Licenciamento - válido para todos os textos do blog

Licença Creative Commons
Este trabalho de Flávio Raphael Barcellos, está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://sobre-fotografar.blogspot.com/.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://sobre-fotografar.blogspot.com/p/licenciamento.html.

Avisos iniciais

---

2010-03-20

Uma Maquina fotografica Digital com 10 megapixeis é boa?

Licença Creative Commons
Muita gente acredita que a qualidade de uma câmera fotográfica digital seja estabelecida, somente, pela quantidade de pontos(*) do sensor. Isso é um equivoco alardeado nas propagandas de câmeras fotográficas.

É claro que uma câmera de 2MP fará fotos melhores que uma câmera VGA (640x480 = 0,3MP), 2MP é quase 7 vezes mais que 0,3MP. Mas dizer que uma câmera de 10MP faz fotos melhores que uma de 8MP simplesmente pelo fato de se ter mais pontos no sensor, é um raciocínio muito simplista. A diferença de 8 para 10MP não é tanta assim e só vai fazer diferença na hora de se ampliar a foto. Uma imagem com mais pontos pode ser mais ampliada para se ver mais detalhes, mas para isso é preciso que os detalhes cheguem ao sensor (Como? mais a frente).

Para se ter uma ideia do que são 2MP, tomemos uma TV Full HD como exemplo. Sabemos que elas tem a proporção 16x9 na imagem (esse é o novo padrão de imagens para TV chamado wide) e resolução de 1920x1080 pontos (1920*1080=2073600 pontos). Supondo que uma câmera fotográfica tivesse essa proporção (as compactas usam proporção 4x3 e as DSLR usam 3x2), 2MP seria suficiente para a foto cobrir a tela inteira dessa TV.

Note que 2MP serve para colocar uma foto na sua TV de 42polegadas da sala, mas não serve para fazer um painel com foto para colocar na parede. Ninguém olha a TV muito de perto, mas um painel pode ser olhado. Assim, é preciso mais pontos por polegada (DPI) para que as pessoas não vejam os pontos de impressão ao olhar a imagem.

Impressoras de qualidade fotográfica, ou minilab, tem resolução de 300DPI. Essa é uma resolução muito boa para se olhar uma foto na distância de 30cm e não ver ponto algum. Para imprimir uma foto em papel fotográfico no tamanho 15x10, não é necessário mais que 2,5MP (Note que 15x10 não está na proporção 4x3 e sim na 3x2, para ampliar fotos de câmeras compactas, em papel 15x10, será preciso cortar a imagem).

Parte da pergunta está respondida. Pois, com uma câmera com resolução de 10MP é possível ampliar uma foto, sem artificio algum, em papel fotográfico com resolução de 300DPI, no tamanho 30x20. E isso é suficiente para a maioria das pessoas que querem, apenas, fotografar para colocar as fotos no site da família ou apresentar na televisão da sala.

Então, qualquer câmera com resolução de 10MP no sensor é uma boa câmera?

Errado!! Uma câmera fotográfica não é somente o sensor, se fosse assim, qualquer caixinha plástica com um pequeno furo e um sensor fotográfico dentro faria ótimas fotos. O que está faltando na nossa câmera? O conjunto ótico, é ele que leva a luz até o sensor com qualidade suficiente para que o sensor possa capturar.

Na hora de escolher uma câmera você tem que pensar na qualidade das lentes que ela usa. E isso não é saber o nome do fabricante das lentes. Alguns fabricantes gostam de colocar isso na propaganda, mas quase todas as grandes marcas usam lentes (e conjunto ótico) de ótima qualidade. Simplesmente algumas marcas compram lentes de um grande fabricante, outras fabricam suas próprias lentes.

São as lentes que fazem duas câmeras de mesma resolução terem preços tão diferentes. Bem não é somente isso, algumas câmeras tem alguns recursos eletrônicos que podem influencias nessa diferença. Mas esses recurso tecnológicos não substituem boas lentes. De forma que, se o fabricante investe em boas lentes, certamente investirá em recursos tecnológicos relevantes para uma boa imagem capturada (Note que falo em recursos relevantes para uma boa imagem capturada, não estou falando em "firula" tecnológica - tratarei disso em outro post).

É só isso? Não!

É preciso comparar câmeras que tem o mesmo tamanho de sensor, pois existe uma grande diferença na imagem entre duas câmeras digitais de mesma resolução com conjunto ótico e recursos tecnológicos semelhantes, mas que os sensores tem área se superfície diferentes - isso é chamado densidade de pontos e é medido em pontos por cm². Mas esse é assunto para um próximo post.

Por hoje é isso. Comentem e divulguem.

Flávio RB

(*) Usei ponto em português para não escrever "pixel".

6 comentários:

  1. os muitos mega pixel só são uteis mesmo p grandes ampliações,p uso domestico não precisa de tanto,eu ate acho quanto menos é melhor,é como algumas cameras compactas,estao socando 12, ate 14 mpx no sensor delas,um absurdo,acho q antes de ver os mega pixel temos q ficar ligados na marca da camera ,sendo de uma boa marca teremos boas lentes e bom processador de imagem.

    ResponderExcluir
  2. Olá, comprei uma câmera Canon Powershot sx30 14MP. É mais para começar a fotografar como hobby e para os meus produtos. Fiquei na dúvida entre esta e Nikon Coolpix p100. A Canon que comprei é uma boa câmera? Não queria algo caro, pois justamente seria a primeira boa câmera minha, para ir aprendendo, começando a fotografar de verdade.
    Obrigada pela postagem, me ajudou bastante.
    grata

    ResponderExcluir
  3. Olá, vi uma máquina numa grande superfície comercial e pensei adquiri-la mas fiquei na dúvida, exactamente porque ela tinha 15 MP e não percebendo nada de máquinas fiquei-me por aqui mesmo, sei que era da marca fuji e que era um preço á altura da minha bolsa.
    Eu gostava de uma máquina para fotografar as nas férias, gostava de uma boa resolução em paisagens já que actualmente estou a viver num sítio com paisagens maravilhosas e sempre me apetece capturar. Eu não entendo nada de tecnologias e por isso queria uma coisa simples de manusear.
    Se me puder aconselhar eu ficaria muito grata.

    ResponderExcluir
  4. Comp poss responder uma questão de um comentário anônimo. Envie email para mim, tenho endereço disponível aqui no blog.

    15 megapixel somente não quer dizer nada, se for uma câmera compacta (com sensor pequeno) é muito e pode atrapalhar a imagem.

    O que é mais importante numa câmera é a qualidade das lentes.

    ResponderExcluir
  5. Canon SLR EOS Rebel XS - Com lente 18-55mm.... com 10,1MP... eu faço uma foto até que tamanho?

    ResponderExcluir
  6. Tamanho de ampliação depende muito da distância que a foto vai ser olhada.

    Leia o texto todo que uma possível resposta está nele.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO

Perguntas? Dúvidas? Usem meu email disponível na página Sobre mim.

Não responderei a dúvidas nessa área.

Alterei minha "política" relacionada a comentários, visto que as pessoas não leem o que está escrito aqui.

** Postagens mais antigas que 30 dias terão os comentários moderados, comentários relevantes serão liberados, outros tipos de comentários - incluindo perguntas - serão ignorados.

Você pode não concordar com o texto ou com o comentário de outro visitante, mas isso não é motivo para deixar de ser educado e cortês (depende de vocês manter esse espaço com comentários livres - inclusive anônimos - e com moderação seletiva)

Por favor sejam educados para eu não ter que rever esse posicionamento.