Licenciamento - válido para todos os textos do blog

Licença Creative Commons
Este trabalho de Flávio Raphael Barcellos, está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://sobre-fotografar.blogspot.com/.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://sobre-fotografar.blogspot.com/p/licenciamento.html.

Avisos iniciais

---

2010-04-12

Técnica de fotografia (I) – medindo a luz


[Meu blog mudou visite o novo clicando aqui]

Esse texto foi revisado e publicado novamente no novo espaço:

Este é o primeiro artigo de uma série de cinco, que pretendo publicar em sequência. Os outros artigos seguem os títulos e ordem abaixo:

II Balanço de branco (ou ajuste de branco)
III Controlando a quantidade de luz (abertura versus tempo)
IV Ajustando a sensibilidade à luz (ISO)
V Dicas, truques e exemplos relacionados aos temas da série

Primeiramente, vale ressaltar que fotografia (*) é o registro da luz refletida pelos objetos e que chega até o filme (ou sensor no caso das câmeras digitais). Sendo esta o registro da luz, nada melhor que saber como medir a luz ou como a câmera mede a luz para se conseguir fazer fotografias melhores.


Existem dois modos de se medir a luz:
  1. Medição da luz incidente. Essa é a mais usada em estúdio, onde o fotógrafo tem a disposição um equipamento chamado fotômetro, que mede a luz que está chegando até os objetos a serem fotografados. Esse equipamento retorna para o fotógrafo os valores de abertura e tempo de exposição (assuntos do terceiro artigo da série) que devem ser usados para a sensibilidade de filme (ou de regulagem do sensor) escolhida – normalmente em estúdio, onde as condições de luz são controladas essa medição é realizada no inicio da seção fotográfica ou toda vez que o arranjo de iluminação é alterado.
  2. Medição da luz refletida. Essa é a forma que as câmeras fotográficas usam para fazer a medição. A luz refletida pelos objetos é capturada pela lente e incide no fotômetro interno da câmera, esse retornará a medição da luz e fará os ajustes de abertura e tempo de exposição caso a câmera esteja no modo automático ou indicará a quantidade de luz no visor da câmera. Essa indicação pode ocorrer de diversas formas, nas câmeras de filme é comum encontrar uma “agulha” na lateral do visor que indica muita luz quando aponta para cima e pouca luz quando aponta para baixo, nas câmeras digitais essa indicação normalmente ocorre por meio de uma “régua” graduada de -2 até +2.
A medição de luz mais precisa é a medição de luz incidente, mas nem sempre temos um fotômetro de mão a disposição e quase nunca, quando fora de um estúdio ou local de dimensões pequenas podemos nos dar ao luxo de usá-lo.

Assim, é muito bom saber como o fotometro da câmera interpreta a luz refletida para nos retornar a medição. A câmera fotográfica seja ela digital ou analógica (de filme) mede a luz no seu fotometro interno, “pensando” que a luz que está chegando é a luz refletida por um objeto cinza médio (que reflete 18% da luz incidente). Essa forma de interpretar a medição de luz, nem sempre representa a realidade da cena a ser fotografada.

A principio, dois problemas podem ocorrer com essa forma de medição de luz refletida em conjunto com a câmera “acreditar” que a luz está sendo refletida é a vinda de objeto cinza médio. Se você tenta fotografar uma noiva na neve e não fizer ajuste algum tanto a neve quanto o vestido da noiva parecerão cinzentos na foto (resultado de uma subexposição), o outro caso é o inverso desse, ao fotografar um gato preto numa pilha de carvão também teremos uma imagem cinzenta (resultado da superexposição). Essa são fotos difíceis de serem feitas pois é preciso ter muito cuidado para não fazer o vestido ou o gato sumirem no cenário, no primeiro caso é preciso tomar muito cuidado para não haver o estouro do branco (regiões da foto onde não é possível identificar textura alguma simplesmente fica um branco total na região da foto), no segundo caso, pode se ter a perda total de informação numa sombra.

Para corrigir o problema de medição errada de luz é preciso tirar a câmera do modo completamente automático (aquele normalmente indicado por um ícone de uma câmera verde). As câmeras digitais mais simples podem não ter outro modo que não seja o automático, fuja desses modelos na hora da compra, se você pretende ter controle sobre a fotografia – algumas câmeras só permitem esse tipo de ajuste nos modos de cena, mas ter somente esse tipo de opção é conseguir fazer fotos seguindo certos padrões planejados pelos projetistas da câmera, isto é, é estar fora do controle da sua fotografia.

Uma câmera razoável terá o modo “P” que é um automático que permite certos ajustes manuais (permite alterar o ISO – visto no quarto artigo dessa série – e ajustar a compensação de exposição, além de poder forçar o uso do flash), já uma boa câmera terá os modos de prioridade de abertura e prioridade de tempo (abordados no terceiro artigo dessa série), além do modo de controle manual - “M”.

Supondo que se tenha em mãos uma câmera razoável, ao usar o modo “P” podemos fazer a compensação de luz, ajustando para mais ou para menos a forma da câmera interpretar a luz que está sendo refletida pelos objetos. Nos nossos exemplos, ao se fotografar uma noiva na neve será preciso ajustar a câmera para que ela deixe entrar mais luz que a medida pelo padrão do cinza médio, assim os brancos sairão brancos, esse ajuste não deve ser exagerado pois se assim ocorrer teremos o estouro do branco. O mesmo deve ser feito para se fotografar o gato preto na pilha de carvão, deve-se informar à câmera para considerar menos luz refletida. Esse ajuste é realizado fazendo o indicador de medição de luz (régua graduada de -2 até +2, na maioria das câmeras) ficar para o lado desejado, positivo para o caso da noiva e negativo para o caso do gato.

Existem outros casos em que é interessante se usar o ajuste de compensação de luz. Em dias ensolarados pode ser interessante deixar a câmera regulada para menos (-1/3 ou -2/3) pois assim evita-se que regiões de alta luz fique estourada na imagem. Por outro lado, quando não existe perigo de ocorrência de estouro das altas luzes, pode ser interessante ajustar para mais (+1/3 ou +2/3) de forma que as regiões de sombra fiquem com menos ruido e apresentem maiores detalhes na região de sombra.

Além de saber informar a câmera para justar a medição da luz refletida, é importante saber como a câmera faz a medição da luz. A maioria das câmeras mais simples tem apenas a medição total do quadro, onde é medida toda a luz que entra. Algumas câmeras mais avançadas possuem o modo parcial e parcial ponderado com a luz sendo medida na região mais do centro do quadro com ou sem levar em conta a luz nas bordas do quadro. Por último, só encontrado em câmeras mais avançadas, existe o modo pontual, que é usado por quem deseja fazer a medição de regiões específicas para decidir que abertura e tempo de disparo utilizar.

Ao final da série, no quinto e último artigo, apresentarei algumas dicas gerais relativas a todos os assuntos tratados na série. Não trato dessas dicas agora, pois espero que, quem estiver acompanhando os artigos, teste e experimente os conceitos apresentados de forma a ter condições de compreender as dicas.

Por hoje é só, aguardo os comentários.

Saudações,

Flávio RB

(*) Estou usando o sentido mais amplo de fotografia e não o sentido etimológico, onde a fotografia digital não está incluída.

12 comentários:

  1. Muito bom seu blog! Estou aprendendo sobre fotografia e adorei seus artigos. bem diretos e explicativos!

    vc tem algum curso/apostila gratis que possa me indicar?
    meu email é heliz91@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Muito boa sua explicação. Simples e direta. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Bruna Meante08/12/2010, 00:45

    Olá Flavio, adorei seu blog, dei uma zapeada geral, e parei ara ler este artigo por eqto, pretendo ler os demais. Muito boa sua explicação. Um abraço.
    Bruna Meante.

    ResponderExcluir
  4. Olá Flavio,sou novato em fotografia, mesmo com a minha Canon FTb analógica, descobri que em seu blog, posso aprender muito, muito mesmo, obrigado e parabéns!!!!!! meu email é ludecarlos@ymail.com

    ResponderExcluir
  5. Olá Flávio, suas divagações sobre fotografar e fotografia são muito úteis, principalmente para quem está ainda no começo da fotografia que é o meu caso. Obrigada pela partilha.

    ResponderExcluir
  6. Tenho uma Nikon D90n e uso uma lente Sigmas 105mm (1:2:8) onde faço fotos macro com foco automático. Aperto um pouco o disparador e a lente juntamento com a máquina determinham o foco automático.
    Ganhei uma Nikon D3100, e não consigo utilizá-la desta mesma forma. Já procurei opçõe no config e não consigo utilizar o foco automático, apenas na forma manual.
    Sou admirador de fotografia e amador, este modelo funciona desta forma ou há algo que eu possa fazer.
    Aguardo resposta e obrigado,

    Eduardo.

    ResponderExcluir
  7. Não gosto de comentários anônimos que perguntam coisas e não tenho outra opção além de responder num lugar que nem sei se a pessoa vai voltar para ler.

    Eu tenho um endereço de email disponível para as perguntas, na página "Sobre mim e esse blog" lá em cima tem o acesso para ela.

    Vamos a resposta. Provavelmente sua lente não tem motor de foco incorporado e como a Câmera Nikon D3100 também não tem motor de foco como a D90 tem, você não terá foco automático ao usar a sua lente na D3100.

    http://www.clubefotorio.com.br/viewtopic.php?f=41&t=6214&start=20#p173558

    ResponderExcluir
  8. GERMANA MARTINIANO31/03/2011, 18:12

    Olá Flavio.
    Não sei se você verá o meu comentário, mas adorei o seu blog.
    Comprei recente uma canon t1i (500d) e queria saber mais sobre fotografia, porem estava tendo dificuldades em fazer um curso de fotografia, pois em metade da semana moro no interior e a outra metade na capital. Com isso, com as suas dicas/explicações estou conseguindo entender mais sobre as funções da máquina.
    Grata!

    ResponderExcluir
  9. Germana,

    Eu sempre leio os comentários (está habilitado para eu ser avisado quando comentam). Agora eu não sei se você vai ver minha resposta.

    É muito bom saber que estou ajudando, essa é a intenção. Se tiver dúvidas tenho um email disponível na página "Sobre mim e esse blog", lá em cima.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito vou seguir...legal estou aprendendo muito, amo fotografar a primeira vez que o fiz foi com 8 anos...qse 30 aninhos depois(rsrs) continuo apaixonada pelo hobbe...abraços!!!

    ResponderExcluir
  11. Sempre gostei de fotografar, mas só agora tenho tempo pra fazer....Então, comprei uma D3100 agora, novinha, ainda na caixa. Só que não fiz curso ainda, nem sei montar os acessórios nela...mas agora te DESCOBRI, irei ler tudo a respeito e espero realmente aprender com suas explicações.
    Abraço!
    Kênia Martins

    ResponderExcluir
  12. Vc sabe dizer se a camera Fujifilm S2800 Desfoca os fundos das fotos deixa elas embaçado no fundo?

    ResponderExcluir

ATENÇÃO

Perguntas? Dúvidas? Usem meu email disponível na página Sobre mim.

Não responderei a dúvidas nessa área.

Alterei minha "política" relacionada a comentários, visto que as pessoas não leem o que está escrito aqui.

** Postagens mais antigas que 30 dias terão os comentários moderados, comentários relevantes serão liberados, outros tipos de comentários - incluindo perguntas - serão ignorados.

Você pode não concordar com o texto ou com o comentário de outro visitante, mas isso não é motivo para deixar de ser educado e cortês (depende de vocês manter esse espaço com comentários livres - inclusive anônimos - e com moderação seletiva)

Por favor sejam educados para eu não ter que rever esse posicionamento.