Licenciamento - válido para todos os textos do blog

Licença Creative Commons
Este trabalho de Flávio Raphael Barcellos, está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://sobre-fotografar.blogspot.com/.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://sobre-fotografar.blogspot.com/p/licenciamento.html.

Avisos iniciais

---

2010-06-15

Técnica de fotografia (IV) – ajustando a sensibilidade à luz


[Meu blog mudou visite o novo clicando aqui]

Esse texto foi revisado e publicado novamente no novo espaço:
Outros artigos da série:

I Medindo a luz
II Balanço de branco (ou ajuste de branco)
III Controlando a quantidade de luz (abertura versus tempo)
V Dicas, truques e exemplos relacionados aos temas da série

Este artigo é exclusivo para câmeras digitais, pois nas câmeras analógicas, não se ajusta a sensibilidade a luz, nelas isso é uma característica dos filmes fotográficos.

Para não fazer com que os fotógrafos acostumados com filme tivessem que aprender como fazer esse ajuste nas câmeras digitais, o sistema de ajuste de sensibilidade a luz, é  “calibrado” com a mesma graduação dos filmes disponíveis no mercado, por isso é bom entender um pouco de filmes.

Os filmes mais comuns no mercado tem sensibilidade ISO 100, 200, 400 e 800. Cada uma dessa, sensibilidade a luz, é o dobro da anterior (da mesma forma que abrir um ponto do diafragma ou aumentar o tempo de exposição um ponto, no artigo anterior). Para usos mais específicos temos ainda o ISO 50 e 1600. Não é mais encontrado (tirando filme de microfilmagem de documentos ISO 25). Quanto mais baixo o ISO, menor é o grão de material fotossensível espalhado na sua superfície, assim, melhor é a definição do filme. Quando maior a sensibilidade, maior o grão e pior a definição da imagem. Por isso que, filmes para microfilmagem de documentos são de ISO 25.


Os sensores digitais não alteram a definição, pois essa depende exclusivamente de quantos elementos de circuito, sensíveis a luz, estão presentes na superfície do sensor, os famosos megapixeis. Dessa forma, quanto mais elementos sensíveis a luz, maior a resolução da câmera. Quando a luz, que entra pela lente, chega ao sensor, cada elemento sensível gera uma pequena corrente elétrica que é processada de forma a gerar a imagem digital. O sensor possui uma sensibilidade natural a luz (alguns conhecidos dizem, sem comprovação, que essa sensibilidade é equivalente ao ISO 200). Essa sensibilidade natural do sensor pode ser amplificada (ou diminuída), através de circuitos adicionais. Esse processo de amplificação de sinal, que faz um sensor equivalente a ISO 200 conseguir aumentar o sinal elétrico gera ruídos na imagem, dessa forma apesara da imagem ter resolução ela não tem qualidade devido à interferência elétrica na amplificação do sinal. Nesse sentido, o ruido elétrico devido a amplificação do sinal é diferente do aumento do tamanho do grão nos filmes.

Como dito acima, as câmeras digitais são reguladas de forma a facilitar a vida dos fotógrafos que já conheciam filmes fotográficos. Assim, as câmeras digitais possuem graduação de sensibilidade a luz equivalentes aos filmes disponíveis no mercado e obedecendo à regra de subir nível na sensibilidade  equivale a ser mais sensível a luz no dobro. É comum encontrar câmeras com ajuste para ISO 100, 200, 400, 800, 1600 e 3200, lembrando que quanto maior a sensibilidade maior será o ruido elétrico gerado na amplificação do sinal. Da mesma forma que as câmeras permitem ajustes em meio ou um terço para abertura de diafragma ou tempo de exposição, devido à facilidade de ajuste elétrico, pode-se fazer o ajuste da sensibilidade em meio ou um terço de ponto.

Aqui surge mais uma diferença entre um “tirador de fotos” e um fotógrafo. Um “tirador de fotos” deixa a câmera no ajuste automático de ISO e um fotógrafo escolhe a sensibilidade adequada para a luz que ele tem. Na prática, é melhor usar o menor ISO que a luz ambiente, e a sua câmera, permitir. Dessa forma o ruido é minimizado. Um outro fator que provoca ruido elétrico, além da amplificação de sinal, é o tamanho do sensor. Essa interferência se deve a proximidade do circuito e dos elementos sensíveis a luz que faz surgir a interferência por indução (existe outro problema de sensores pequenos que tratarei em outro artigo).

É importante saber que, com pouca luz o ajuste de balanço de branco deve ser feito com especial atenção, para que as cores não fiquem muito alteradas, além do que seria normal devido ao baixo contraste nas cenas em ambientes de pouca luz.

Acho que por hoje é só. No próximo, e último, artigo tratarei de dicas, truques e informações extras sobre todos os assuntos abordados na série. Tentarei incluir exemplos de fotos para tudo o que escrever.

Os comentários são muito bem vindos. Dúvidas devem ser pedida por email e não nos comentários, ainda não consegui receber avisos de que existem comentários no blog de forma que sua pergunta pode ficar sem resposta.

Saudações,

Flávio RB

8 comentários:

  1. Olá Flávio.
    Li bastante comentários seus em alguns fóruns, e por isso vim aqui tirar uma dúvida pessoalmente.

    Estou em dúvida entre uma Canon t2i e uma Nikon D5000. Qual você me recomendaria e porque?
    Sou iniciante no assunto, e preciso de uma câmera com bastante facilidade no uso, para fotos de pessoas em ambientes noturnos e paisagens.

    Quando pergunto entre uma Nikon D5000 e uma Nikon D90, muitos profissionais me recomendam a Nikon D5000 que, apesar de inferior a D90 ela é muito mais fácil de usar e tirar fotos. Seria o caso da Canon T2i?

    Também tenho receio no valor das lentes, pois de antemão não gastarei fortunas com uma outra lente além da que acompanha as próprias câmeras. Portanto, quais lentes são mais caras em geral, Canon x Nikon?

    Obrigada antecipamente.

    ResponderExcluir
  2. Maria Luiza,

    Não tenho como te responder. Você não deixou contato nem o seu perfil do blogger tem endereço de email.

    Envie um email para mim para eu poder responder.

    Flávio RB

    ResponderExcluir
  3. Prezado Flávio, achei o seu Blog muito bom, tanto que o coloquei nos Favoritos. Eu sou apaixonado por fotografia e estou querendo aprender a fotografar de verdade e não apenas apertar botões. Uso muito bem a minha H50 da Sony, mas, comprei uma D90 da Nikon e estou com muitas dúvidas que o manual (mal feito) não desfaz. A objetiva de 18-105mm me deixa muitas dúvidas. Como posso rodar os anéis? Só no modo Manual (M) ou posso fazer também no automático (A)? Ou seja, rodo o anel de zoom e deixo o foco para o autofoco? Gostaria de saber a maneira exata de usar para não danificar o equipamento. Já procurei informações em todo canto e ninguém sabe explicar didaticamente como se usa. Os tutoriais com vídeos são verdadeiros desastres em matéria de didática, os caras falam só para quem já entende... Fico no aguardo. Um grande abraço e parabéns pelo seu desinteressado e maravilhoso trabalho de ensinar a arte fotográfica. Fica com Deus!

    ResponderExcluir
  4. Nivardo, escreva um email para mim assim poderemos manter contato para eu te ajudar no que estiver ao meu alcance.

    Quanto a sua questão, você pode deixar o foco no automático (afinal autofoco é uma mão na roda) e usar somente o anel de zoom.

    Os outros controles, abertura de diafragma e tempo de exposição, vocÊ precisará entender um pouco de técnica de fotografia, mas pode ir se aventurando no prioridade de abertura (A) ou prioridade de tempo (S), que a câmera ajuda mantendo a exposição correta pela medição dela. Falo sobre isso nos textos desa série.

    Não use o anel de foco manual com o autofoco ligado, pois isso pode forçar o motor, salvo se sua lente for uma que permita isso (não conheço Nikon para poder dizer se esse é o seu caso).

    O modo "A" não é automático é o de prioridade de abertura, ela tem dois modo automáticos, o completamente automático - ícone de câmera verde - e o parcialmente automático - P - onde você escolhe o ISO, se vai usar flash e os modos de foco e medição de luz.

    Acho que já dá para começar até conversarmos por email.

    ResponderExcluir
  5. Davi, você já esclareceu as minhas principais dúvidas. Mandei um E-mail com a mesma pergunta porque você pedia aqui para dar preferência, nas, perguntas para esse canal. Muito obrigado irmão, vi sua galeria no Flickr e estou curtindo muito, eu também tenho uma com as minhas modestas fotos. Um grande abraço e muito obrigado pela sua gentileza.

    ResponderExcluir
  6. Cara, excelente seus ensinamentos. Claros, objetivos e bem descritos.
    Obrigado pela ajuda e parabéns pela iniciativa e competência.

    ResponderExcluir
  7. Olá Flávio!

    Parabéns pelo blog, tem muita coisa interessante :)
    Como faço para tirar uma foto a noite sem flash de uma fachada de um restaurante que possui um painel iluminado?
    A luz do painel fica completamente estourada... Como fazer? obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Situações com muito diferença entra a alta luz e a baixa luz, se terá que fazer opção ou arrumar um jeito de iluminar a parte de sombra ou escurecer a parte de luz (filtro graduado, por exemplo).

      O seu caso, fachada, pode ser mais fácil tentar iluminar a parte escura.

      Pode-se também fazer múltiplas exposições (uso de um tripé é fundamental) para se montar um HDR.

      Excluir

ATENÇÃO

Perguntas? Dúvidas? Usem meu email disponível na página Sobre mim.

Não responderei a dúvidas nessa área.

Alterei minha "política" relacionada a comentários, visto que as pessoas não leem o que está escrito aqui.

** Postagens mais antigas que 30 dias terão os comentários moderados, comentários relevantes serão liberados, outros tipos de comentários - incluindo perguntas - serão ignorados.

Você pode não concordar com o texto ou com o comentário de outro visitante, mas isso não é motivo para deixar de ser educado e cortês (depende de vocês manter esse espaço com comentários livres - inclusive anônimos - e com moderação seletiva)

Por favor sejam educados para eu não ter que rever esse posicionamento.