Licenciamento - válido para todos os textos do blog

Licença Creative Commons
Este trabalho de Flávio Raphael Barcellos, está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://sobre-fotografar.blogspot.com/.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://sobre-fotografar.blogspot.com/p/licenciamento.html.

Avisos iniciais

---

2010-08-22

Efeitos interessantes com flash

Licença Creative Commons
Recentemente conversei, por email, com um amigo - Paulo Antonio - sobre uso de flash, motivado por uma resposta minha no Yahoo Respostas, onde comentei de uma conversa com o amigo Fer - também presente no Yahoo Respostas - sobre sincronismo rápido de flash (*).

Dessa conversa surgiu a ideia para esse artigo, onde coloco dicas para uso do flash. A principio poder ser o flash embutido da câmera, mas se a sua câmera tiver sapata para uso de flash externo, acredito que esses usos possam ser melhor explorados.


Aqui estão três ideias, que eu já uso, fáceis de aprender e usar. A primeira faz um efeito interessante para quem gosta de fotografar carros, a segunda é muito boa para fotografar flores e a terceira deve ser experimentada por todos, pois dá o maior destaque, fazendo o primeiro plano ficar iluminado em fotos de contra luz.

1) Congelar movimento do "panning" de faróis (lanternas) de carros
Usa-se o flash em segunda cortina e velocidade lenta, sem acompanhar o movimento do carro junto com o disparo. A velocidade lenta do obturador vai deixar o risco das lanternas do carro na parde traseira e o flash em segunda cortina vai dar destaque ao carro no final do movimento. Pode-se usar tripé e disparador remoto para evitar tremer.
Erro comum: Não usar o flash em segunda cortina faz com que o carro pareça estar de marcha ré.

Certo, flash em segunda cortina, 1/15 segundos f/3.5
Errado, flash em primeira cortina, 1/6 segundos f/5.6

2) Fazer fundo escuro nas fotos de flores
Obturador na velocidade de sincronismo X-sync (nas Canon SLR de entrada 1/200 segundo), fecha-se bastante o diafragma. O sensor de distância TTL, vai fazer o flash disparar rápido e com pouca intensidade, além disso, a velocidade de sincronismo não permitirá que a luz do fundo chegue no sensor. Se usar modo de sincronismo rápido com flash externo pode aumentar a velocidade fazendo o fundo ficar mais escuro ainda.
Erro comum: fechar pouco o diafragma ou usar velocidade mais lenta que a de sincronismo.

Bom resultado, 1/200 segundos f/32

Resultado ruim, 1/200 segundos f/22
Erro, 1/200 segundos f/25, contra o céu deveria usar sincronismo rápido do flash

3) Flash de preenchimento
Usar o flash para dar destaque no primeiro plano quando o fundo está muito iluminado, costuma-se diminuir a potência do flash e usar difusor para evitar a luz muito dura (sombras acentuadas). Se quiser juntar esse efeito com o desfoque de fundo é preciso sincronismo rápido.
Erro comum: alta potência do flash causando estouro de branco no rosto (se for foto de modelo).

 
Com flash, 1/250 segundos f/5.6 (**)

Sem flash, 1/320 segundos f/5.6 (**)

Espero que gostem dessas dicas, conforme eu vá aprendendo mais sobre o uso criativo do flash, eu vou criando novos artigos relacionados ao tema.

(*) Sincronismo em alta velocidade (High Speed Sync) é um recurso disponível no flash que precisa ser aceito pela câmera. Um flash tem uma velocidade de obturador chamada velocidade de sincronismo (X-sync), o sincronismo em alta velocidade, permite que se faça foto com velocidade de obturador maior que a velocidade de sincronismo. Pode ser utilizado para se usar grandes aberturas durante o dia em conjunto com o flash de preenchimento.

(**) Modelo: o amigo Rudy Trindade (grande fotógrafo), como mediador numa rodada de conhecimento do Clube de Fotografia.

5 comentários:

  1. Muito legal este post, Flávio...

    ResponderExcluir
  2. Cheguei aqui por uma pesquisa no Google sobre medição da luz. Gostei muito do que vi e colhi bons ensinamentos. Adicionei nos meus preferidos. Um abraço. Voltarei.

    ResponderExcluir
  3. Bruna Meante13/12/2010, 18:42

    Olá Rafael.
    Estou aqui novamente para elogiar mais um post. Bem legal as dicas que vc dá, não evjo a hora de ter a minha camera para por em pratica. Adorei todos os efeitos. Já vi algumas fotos que as pessoas escrevem nomes usando alguns efeitos, acho bem interessante.

    ResponderExcluir
  4. Cabana essas dicas, vou testar depois, mas teceira eu já usava.
    Abracos

    ResponderExcluir
  5. Muito legais esses comentários,mas sou leigo ainda Flávio RB,esse negocio de 2ª cortina,nao me entra na cabeça!

    ResponderExcluir

ATENÇÃO

Perguntas? Dúvidas? Usem meu email disponível na página Sobre mim.

Não responderei a dúvidas nessa área.

Alterei minha "política" relacionada a comentários, visto que as pessoas não leem o que está escrito aqui.

** Postagens mais antigas que 30 dias terão os comentários moderados, comentários relevantes serão liberados, outros tipos de comentários - incluindo perguntas - serão ignorados.

Você pode não concordar com o texto ou com o comentário de outro visitante, mas isso não é motivo para deixar de ser educado e cortês (depende de vocês manter esse espaço com comentários livres - inclusive anônimos - e com moderação seletiva)

Por favor sejam educados para eu não ter que rever esse posicionamento.