Licenciamento - válido para todos os textos do blog

Licença Creative Commons
Este trabalho de Flávio Raphael Barcellos, está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://sobre-fotografar.blogspot.com/.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://sobre-fotografar.blogspot.com/p/licenciamento.html.

Avisos iniciais

---

2010-10-31

Modos de medição de luz na câmera


Licença Creative Commons
Num artigo anterior, o primeiro da série de técnica de fotografia, escrevi sobre métodos de medição de luz e como a câmera mede a luz refletida “pensando” que ela é refletida por um cartão cinza (reflete 18% da luz incidente). Além disso, escrevi o como podemos compensar isso até mesmo forçar para termos uma leitura de luz mais correta.

Com isso já sabemos como o medidor de luz de nossa câmera interpreta a luz refletida, mas as câmeras além de medir a luz possuem modos de medição, isto é como a medição da luz será realizada.

As câmeras SLR mais novas, costumam ter até quatro métodos de medição: medição matricial, medição parcial, ponderada ao centro e pontual. Todas as câmeras, que tem medição de luz, possuem o modo matricial e algumas não possuem todos esses modos, sendo comum não ter o pontual ou o ponderado.

Este artigo é justamente para explicar como funciona e quando utilizar cada um desses modos.

Modo de medição matricial
Disponível em toda câmera que possui medição de luz, utiliza toda a área de da imagem a ser capturada para calcular a medida de luz. Também é o modo usado quando estamos com nossa câmera no modo completamente automático (normalmente identificado por um quadrinho verde no disco seletor de modos).

Esse é modo ideal para tomadas amplas de grandes paisagens ao longe onde não haja muito contraste entre áreas claras e escuras, ou se houver muito contraste que esse não tenha prevalecimento do claro ou do escuro.

Modo de medição parcial
Semelhante ao modo matricial, porem só usa na medição uma região circular perto do centro da imagem, ignorando o que está em volta. É indicado para quando se deseja fazer uma foto de um grupo de pessoas agrupados e quer que as pessoas apareçam deixando o fundo com alta luz se for o caso. Numa situação de um céu muito claro no fundo, se usar a medição matricial a luz do fundo fará com que as pessoas fiquem somente silhuetas (para esse tipo de foto, o legal é usar flash de preenchimento, veja no artigo anterior).

Modo de medição ponderada ao centro
Diferente dos outros dois modos, funciona dando prioridade de medição para a luz refletida no centro da imagem, mas leva em conta a lus do entorno de forma ponderada – quanto mais longe da região central menos importância tem a luz para a medição. De todos os modos, é o que eu menos uso, mas pode ser indicado para paisagens onde o assunto do centro tem que ter uma medição mais correta, porém não quer que as regiões adjacentes estejam fora da medição.

Modo de medição pontual
Esse é um modo de medição pouco usado por fotógrafos iniciantes, ele faz a medição de luz tomando como amostra uma região bem pequena no centro da imagem. Ele é legal para se fazer a medição da lua local usando um cartão cinza (a mão ou uma folha branca) como descrito no último artigo da série de técnica de fotografia, colocar a câmera no modo de medição pontual ou no modo de medição parcial (preferir o parcial para usar a palma da mão) ajuda a não precisar cobrir o quadro inteiro com a folha ou a mão.

O modo pontual também auxilia o fotógrafo a ver a variação da luz na cena (apontando a câmera para várias regiões (sombra ou claro) para se poder ter ideia se a câmera conseguirá fotografar a cena como um todo ou se ocorrerá perda de informação estourando o branco ou com sombra completamente preta. Quando ocorre de não ser possível pegar toda variação de luz, pode-se optar para qual a parte importante da cena, fazer mais de uma exposição (bracketing) e aplicar técnicas de HDR (assunto para outro artigo) ou, se for o caso de pessoas e fundo, usar flash de preenchimento.

Exemplos de fotos nos diversos modos de medição. São três conjuntos de exemplos colocados em conjuntos para facilitar a comparação. A medição pontual, parcial e ponderada é feita a partir do cento da imagem.
1) Primeira sequência de fotos

Matricial

Parcial

Ponderado

Pontual
2) Segunda sequência de fotos
Matricial

Parcial

Ponderada

Pontual
3) Terceira sequência de fotos
 Matricial

 Parcial

 Ponderada

Pontual


O dia não estava dos melhores para as fotos de exemplo desse tema, estava ótimo para fotos. Assim que eu pegar um dia com bastante diferenças de luz, faço e publico uma nova sequência de fots de exemplo.

Finalizando, sugiro a leitura do artigo anterior, sobre medição de luz, e que teste a compensação da exposição, na dúvida use o método de bracketing onde três fotos serão tiradas em sequência, uma na medida de luz lida pela câmera outra com menos exposição e outra com mais exposição (muitas câmeras, tem esse regulagem onde você indica a quantidade de pontos da medição). 

9 comentários:

  1. Seu blog ajuda-me muito a melhorar as minhas fotos.
    Obrigada pela partilha de conhecimento e informação.Abraço

    ResponderExcluir
  2. Meu, acabei de ler esse texto e levei um soco na cara.
    Eu nunca me dei bem com a câmera porque sempre eu saia um clarão em meu rosto e saia feio.
    Acabei de testar um auto-retrato e ficou muito bom por seguir esses conselhos. Vou rechear as minhas redes sociais com as minhas fotos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O clarão no rosto você minimiza usando um difusor, tenho um texto aqui no blog sobre isso (é uma "gambiarra", mas muito funcional):
      --- http://sobre-fotografar.blogspot.com/2010/11/um-difusor-para-flash-de-camera.html

      Excluir
  3. ola amigo obrg pelas dicas ,a minha pergunta é a seguinte:
    em estudio qual o ponto a usar? matricial ou ponderada ao centro?,todos os pontos af ou simplesmente central,obrg
    e já agora já que vai haver sicronização de flashe o modo manual Av ou P.pré automatico.OBRG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá João.

      Primeiramente gostaria de indicar meu texto mais novo sobre medição de luz, essa para as DSLR:
      - http://sobre-fotografar.blogspot.com.br/2014/02/medicao-de-luz-e-modos-de-medicao-de.html

      Agora desfazendo uma aparente (acho que você possa estar confundindo) confusão entre entre sistema de autofoco e sistema de medição de luz.

      Apesar de frequentemente os modos de medição de luz fazerem menção (até serem associados) aos pontos de autofoco, são coisas distintas.

      Sobre medição de luz em estúdio, você só poderá usar a medição da câmera se for o caso de se estar utilizando iluminação contínua (não flash) ou flash de estúdio que tenha TTL (pouco provável) compatível com seu sistema de câmera.

      Com flash em estúdio é quase certo que você use a câmera no modo manual (não em modos de prioridade, pois dependem do sistema de medição de luz da câmera) e use um lightmeter (fotomêtro de mão) para poder saber qual abertura de diafragma irá utilizar dado o ISO (configurado) e o tempo de exposição de sincronismo de flash.

      Mesmo não sendo sobre estúdio, recomendo meu texto de básico de flash, creio que poderá te ajudar:
      - http://sobre-fotografar.blogspot.com.br/2014/05/basico-de-flash.html

      Sobre foco. Sempre sugiro usar o ponto de autofoco mais próximo de onde estará o que deseja estar mais em foco (olhos se for retrato) dentro da composição desejada. Isso evita que se faça o foco e se perca o ponto de foco ao reenquadrar a cena (algo comum quando se está habituado a usar apenas o ponto central e se usa grande aberturas de diafragma).

      Espero estar ajudando.

      Grande abraço.

      Excluir
  4. Respostas
    1. Não. Mas já morei em São Gonçalo e estudei na Uff em Niterói.

      Excluir

ATENÇÃO

Perguntas? Dúvidas? Usem meu email disponível na página Sobre mim.

Não responderei a dúvidas nessa área.

Alterei minha "política" relacionada a comentários, visto que as pessoas não leem o que está escrito aqui.

** Postagens mais antigas que 30 dias terão os comentários moderados, comentários relevantes serão liberados, outros tipos de comentários - incluindo perguntas - serão ignorados.

Você pode não concordar com o texto ou com o comentário de outro visitante, mas isso não é motivo para deixar de ser educado e cortês (depende de vocês manter esse espaço com comentários livres - inclusive anônimos - e com moderação seletiva)

Por favor sejam educados para eu não ter que rever esse posicionamento.