Licenciamento - válido para todos os textos do blog

Licença Creative Commons
Este trabalho de Flávio Raphael Barcellos, está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://sobre-fotografar.blogspot.com/.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://sobre-fotografar.blogspot.com/p/licenciamento.html.

Avisos iniciais

---

2010-10-31

Modos de medição de luz na câmera


Licença Creative Commons
Num artigo anterior, o primeiro da série de técnica de fotografia, escrevi sobre métodos de medição de luz e como a câmera mede a luz refletida “pensando” que ela é refletida por um cartão cinza (reflete 18% da luz incidente). Além disso, escrevi o como podemos compensar isso até mesmo forçar para termos uma leitura de luz mais correta.

Com isso já sabemos como o medidor de luz de nossa câmera interpreta a luz refletida, mas as câmeras além de medir a luz possuem modos de medição, isto é como a medição da luz será realizada.

As câmeras SLR mais novas, costumam ter até quatro métodos de medição: medição matricial, medição parcial, ponderada ao centro e pontual. Todas as câmeras, que tem medição de luz, possuem o modo matricial e algumas não possuem todos esses modos, sendo comum não ter o pontual ou o ponderado.