Licenciamento - válido para todos os textos do blog

Licença Creative Commons
Este trabalho de Flávio Raphael Barcellos, está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://sobre-fotografar.blogspot.com/.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://sobre-fotografar.blogspot.com/p/licenciamento.html.

Avisos iniciais

---

2011-01-28

Informações básicas sobre especificações de lentes

Licença Creative Commons
Quais são as características presentes nas especificações de uma lente?

Aqui descrevo o básico para se poder entender uma especificação de uma lente objetiva para câmeras SLR.

Primeiramente temos que uma lente pode ser fixa ou zoom, as fixas tem o comprimento focal fixo e as zoom tem comprimento focal variável. As lentes de comprimento focal fixo tem apenas um número com a unidade mm (milímetros) especificada, ex. 50mm 28mm, 200mm. As lentes objetivas com comprimento focal variável tem dois números na especificação o menor comprimento focal e o maior comprimento focal, ex. 18-55mm, 70-200mm, 10-22mm.

Depois disso temos a abertura máxima que o diafragma da lente pode abrir, o diafragma é como se fosse a torneira que deixa passar a luz numa certa quantidade. Toda lente tem uma abertura máxima que pode ser alcançada pelo diafragma. Quanto menor o número que indica a abertura, mais luz passa e pode-se usar menos tempo de exposição para se ter a mesma foto (por isso as lentes com grande abertura de diafragma são chamadas de lentes rápidas). Além disso, uma grande abertura permite que se faça fundo desfocado (controle de foco seletivo). As lentes zoom (de comprimento focal variável), mais baratas, costumam ter dois números para indicar a abertura máxima, ex. f/3.5-5.6 (ou 1/3.5-5.6 depende do fabricante), o primeiro número é a abertura máxima para o menor comprimento focal e o segundo é a abertura máxima para o maior comprimento focal (em comprimentos focais intermediários pode se ter outros valores, intermediários, de abertura máxima). Lentes zoom com abertura máxima fixa costumam ser muito mais mais caras.

Uma objetiva pode ou não ter um sistema de estabilizador de imagens, aqui a “sopa de letrinhas” fica interminável, esse sistema de estabilizador ótico na lente é indicado pelas letras IS na Canon, OS na Sigma e VR na Nikon.

Alguns sistemas de câmeras podem ter lentes com motor para autofoco, é o caso do Sistema EOS da Canon, nesse sistema temos dois tipos de motor de foco que podem equipar as lentes, o motor comum e o motor USM, esse último é mais rápido e silencioso. A Sigma que faz lentes para a Canon e vários outros fabricantes adotou as letras HSM para o seu sisteme acom motor rápido e silencioso. A Nikon começou colocando o motor de foco no corpo da câmeras, mas atualmente as câmeras DSLR mais básicas, não possume motor no corpo e as lentes passaram a ser equipamdas com motor.

Além disso existe um infinidade de letrinhas que podem aparecer na especificação de uma lente, coisas como a característica ótica das lentes, se servem apenas para corpo de câmera com sensor menor que um fotograma de filme (APS-C nas Canon e DX nas Nikon), ou se servem para todas as câmeras do sistema.

Eu sou usuário de câmeras Canon EOS, e entendo mais desse sistema. Mas o objetivo aqui é apenas informar o básico sobre as especificações das lentes. Consulte o site dos fabricantes para entender maiores detalhes. Qualquer dúvida entrem em contato.

3 comentários:

  1. Olá Flávio!
    Eu estive procurando durante dias informações sobre essas especificações e aqui foi o primeiro lugar que eu realmente consegui entender isso.
    Muito obrigada e você está fazendo um ótimo trabalho. Espero aprender muito mais com o blog.

    ResponderExcluir
  2. Olá amigão,

    Preciso de uma dica sua. Já lí vários outros sites e esse tópico aqui e fiquei realmente confuso com tanta informação hahehehehehehehehaha.
    É o seguinte cara. Sou iniciante ainda nesse mundo da fotografia(noob mesmo!), vou pro caribe essa semana e lá vou comprar a Cannon T2i.
    Pra viagem em geral já vi recomendações para 18-200 ou 18-250. Mas na volta, utilizarei a câmera pra registrar fotos de alguns produtos que irão entrar em um site e alguns são muito pequenos. Você recomenda a compra de um filtro de macro? Se sim, qual seria esse filtro?

    Desde já, obrigadão irmão.

    ResponderExcluir
  3. Flávio, meus parabéns pela iniciativa e pelo texto. Muito bom e me ajudou muito.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO

Perguntas? Dúvidas? Usem meu email disponível na página Sobre mim.

Não responderei a dúvidas nessa área.

Alterei minha "política" relacionada a comentários, visto que as pessoas não leem o que está escrito aqui.

** Postagens mais antigas que 30 dias terão os comentários moderados, comentários relevantes serão liberados, outros tipos de comentários - incluindo perguntas - serão ignorados.

Você pode não concordar com o texto ou com o comentário de outro visitante, mas isso não é motivo para deixar de ser educado e cortês (depende de vocês manter esse espaço com comentários livres - inclusive anônimos - e com moderação seletiva)

Por favor sejam educados para eu não ter que rever esse posicionamento.