Licenciamento - válido para todos os textos do blog

Licença Creative Commons
Este trabalho de Flávio Raphael Barcellos, está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://sobre-fotografar.blogspot.com/.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://sobre-fotografar.blogspot.com/p/licenciamento.html.

Avisos iniciais

---

2011-02-03

Resposta a pergunta sobre câmeras de uma leitora...

Uma leitora do meu blog, Gislaine Andrade, fez uma pergunta por email que me rendeu um longo texto. Resolvi compartilhar a resposta com todos os meus leitores.

A pergunta foi essa:
Ajuda sobre câmera fotográfica
Ola Flávio,boa tarde!

Em visita ao seu blog,pude tirar algumas duvidas com relação a fotografia.Estou me descobrindo nesta área e gostaria de uma dica!
": Qual seria a câmera mais apropriada para fotos de rostos, pessoas, natureza, urbanas, viagens, lugares, macro : natureza e abstratos além de fotos externas e internas e fotos com velocidade?

Desde já agradeço pela ajuda.

Gislaine Andrade

E essa foi a minha, longa, resposta:
Gislaine,
Você quer uma câmera boa para tudo ;)
Posso indicar uma DSLR com um bom jogo de lentes, mas isso fica caro, mais pelas lentes que pela câmera.
Mas antes de uma longa explicação sobre lentes numa DSLR, vamos ver alguns pontos específicos da sua questão.
Para viagens pode ser legal uma câmera leve, relativamente portátil e com grande variação de comprimento focal, nisso uma superzoom se encaixa perfeitamente, posso sugerir dois modelos que gosto das especificações e das fotos que vi e comparei, Canon PowerShot SX20is (já foi lançada a SX30is) e a Fujifilm FinePix HS10 (já foi lançada a HS20). A vantagem da suprezoom é que você não tem que ficar preocupada em escolher e trocar lente durante um passeio, mas o sensor pequeno e a grande quantidade de lentes no sistema ótico fazem a foto não ter uma qualidade excelente.
Para fotos urbanas, quanto mais compacta e discreta, a câmera, melhor. Você não quer ficar aparecendo na rua com uma câmera grande que chame atenção. Nesse caso poderia indicar uma compacta com grandes possibilidades de recursos manuais como a Canon PowerShot G12, ou sua irmã mais simples Canon PowerShot S95 (essa sendo uma ótima câmera compacta para ambientes de pouca luz, acho que a G12 também é boa, mas nunca testei). Estou imaginando que fotos internas, na sua pergunta, sejam fotos em ambientes com pouca iluminação.
Dito isso vamos para uma questão que é preciso entender bem.
Quando você diz fotos com velocidade, está querendo dizer grande velocidade de exposição para congelar movimentos ou grande velocidade entre disparos consecutivos além de velocidade entre duas fotos independentes (com duas focagens) e seguidas? Se for a segunda opção, não acredito que câmera alguma diferente de uma DSLR (ou um modelo híbrido comum atualmente, depois falamos disso, mas não tenho certeza por nunca ter testado, gostaria de ter oportunidade de testar várias câmeras), terá um resultado satisfatório. Todas as compactas e suprezoom que eu já testei pecam por não ter um bom tempo de resposta entre duas fotos consecutivas (com o uso de flash isso não existe nem em DSLR, tirando com o uso de flash externo). Todas as compactas ou superzoom levam um tempo para permitir se fazer outra foto enquanto se está processando a foto anterior, numa DSLR isso quase não existe (depende do tamanho do buffer de memória para processamento da imagem na câmera, mas dá para fazer várias fotos seguidas independentes - não é fotografar em rajada - isso tem compacta ou superzoom que faz bem).
Macro é um capítulo a parte da fotografia. Muita compacta tem um modo "macro" mas isso é só uma forma de poder fazer foco em objetos que estão muito próximos da lente, não é macro de verdade, isso é o mesmo que colocar uma lente de aproximação (uma lupa) na frente da lente para ajudar a ver pequenos detalhes. Não é macro de verdade, mas dá fotos bonitas.
Macro de verdade tem que respeitar proporção tando no plano quanto em perspectiva, de forma que a lente não pode ter deformação esférica nem aproximação de planos (esse último, que seja muito notada). Uma lente macro para uma DSLR é uma lente cara e costuma não servir para nada além que fazer macros e, em alguns casos, retratos (conheço um fotógrafo que faz retrato com lente macro, mas é retrato posado quase uma pintura).

Abstrato você faz com qualquer câmera ou lente numa SLR. Isso vai depender mais de outras coisas que não consigo entender :), sou muito analítico para entender e falar de arte.
Para fazer retratos (seja de rosto ou corpo inteiro) é legal uma lente que não tenha (ou tenha pouca) deformação esférica. Numa SLR você consegue isso com comprimentos focais entre 40 e 70mm, numa câmera de filme 35mm. Qual lente escolher vai depender da sua câmera e do espaço que você tem para trabalhar (espaço é importante para estúdio), pois nem sempre é possível dar um passo para trás e nem sempre é confortável, para que está posando, a proximidade da câmera.
A dependência da câmera na escolha de lente é devido às câmeras DSLR mais em conta terem o sensor menor que um fotograma de filme 35mm, isso faz com que a lente, apesar de ter a geometria correta para ser chamada de normal (lente que tem ângulo de visão próximo ao nosso olho), fique mais próximo de uma lente que chamamos de meia tele, no resultado da imagem. Por exemplo, uma lente 50mm (para filme 35mm) numa câmera Canon com sensor APS-C, tem imagem relativa a uma lente 80mm numa câmera de filme, apesar de não fazer o achatamento de planos que a 80mm faria (a geometria ótica da lente não muda, somente a imagem é cortada para um tamanho que parece ser a aproximação de uma lente de maior comprimento focal).
Existem vários tipos de fotos de natureza, podemos pegar paisagens amplas com uma objetiva grande angular, podemos fazer detalhes com uma tele ou ultra-teleobjetiva, pode-se fazer detalhes de coisa pequenas e próximas (flores e insetos) caindo no campo, já citado, de macro.
Acho que vou ficar por aqui, pois esse assunto não tem fim. Esteja a vontade para escrever para sanar qualquer dúvida.
Essa foram a pergunta e a resposta. Muitas perguntas geram verdadeiros textos. Sempre que isso ocorre gosto de colocar um texto com o assunto aqui. Foi o caso desse outro texto aqui no blog e do texto sobre foto da lua na Revista Fotomania.

Tem alguns assuntos que ficaram em aberto na minha resposta ao email da leitora, esses pontos ficam para uma próxima oportunidade.

Comentários são sempre bem vindos, email com pergunta também.

4 comentários:

  1. Ei, muito obrigada, hein?!
    Gostei muito do seu blog também.
    Estou na fase de extrair mais e mais conteúdo sobre fotografia e incluí seu blog na lista de auxílio para isso.

    Não sabia que havia essa aplicação da fotografia na odontologia. Achei interessante, será que realmente poderei unir os dois?

    Qual é o seu Clube de Fotografia?

    Agora sobre o post e uma dúvida. Você tem conta lá no YahooRespostas como FlavioRB também, não?
    Ontem perguntei se era mais indicado uma Canon EOS Rebel XS ou uma Nikon D3000, você respondeu que era a Canon... sinceramente, ela é mais meu xodó também. Parece que todos andam te questionando sobre isso, hein?

    ResponderExcluir
  2. Olá Carolina.

    Tem aplicação da fotografia na odontologia, em ortodontia e prótese é muito frequente. Mas em qualquer tratamento estético também se usa para mostrar o antes e depois para o próprio paciente.

    O Clube é o Rio Fotográfico, que ainda está com o endereço de site antigo (antes da mudança do nome): http://www.clubefotorio.com.br/

    Posso fazer uma comparação entre a as câmeras lá no Yahoo!Respostas quando chegar em casa hoje, com bastante calma.

    Se quiser me envia um email fb.blog2@mailnull.com que eu respondo, note que esse é apenas um redirecionador que pode ser alterado caso caia numa lista de spam.

    ResponderExcluir
  3. Oi Flávio,
    gostei muito do seu blog, adoro fotografia.
    Há 2 anos comprei uma Panasonic Lumix DMC FZ28. Pensava em fazer um curso de fotografia, mas até agora não realizei este projeto. De uns tempos pra cá notei que a câmera não tá muito legal, as fotos que tiro no modo automático ficam embaçadas e não consigo configurar... Não sei se ela está com algum problema, não sei...
    Como gosto muito de fotografia fico extremamente irritada quando as fotos saem embaçadas...
    Meu marido disse que não bate mais foto pra mim, pois fico até de mau humor qd as fotos ficam ruim kkkkk
    Assim, como não consigo arrumar a minha câmera tô pensando em comprar uma compacta que seja boa para fotos domésticas em geral (festas, criança, viagem) pois às vezes tb não quero levar a Lumix por causa do seu tamanho. Vc poderia me indicar alguma?
    Obrigada.
    Fabiana Queiroz

    ResponderExcluir
  4. Fabi,

    Coloquei um comentário no seu blog.

    Não tenho uma resposta assim e pronto, mas você pode ver câmeras que estejam dentro do seu orçamento e que sejam do tamnhho e peso que você deseja e eu ajudo a ver as especificações para, juntos, encontrarmos uma câmera que atenda as suas necessidades.

    Depois escreva um email para mim, tenho um endereço de email disponível na página "Sobre mim e esse blog", fica logo abaixo das fotos que aparecem lá em cima.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO

Perguntas? Dúvidas? Usem meu email disponível na página Sobre mim.

Não responderei a dúvidas nessa área.

Alterei minha "política" relacionada a comentários, visto que as pessoas não leem o que está escrito aqui.

** Postagens mais antigas que 30 dias terão os comentários moderados, comentários relevantes serão liberados, outros tipos de comentários - incluindo perguntas - serão ignorados.

Você pode não concordar com o texto ou com o comentário de outro visitante, mas isso não é motivo para deixar de ser educado e cortês (depende de vocês manter esse espaço com comentários livres - inclusive anônimos - e com moderação seletiva)

Por favor sejam educados para eu não ter que rever esse posicionamento.