Licenciamento - válido para todos os textos do blog

Licença Creative Commons
Este trabalho de Flávio Raphael Barcellos, está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://sobre-fotografar.blogspot.com/.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://sobre-fotografar.blogspot.com/p/licenciamento.html.

Avisos iniciais

---

2011-06-05

Fotografar paisagens - Distância Hiperfocal

Licença Creative Commons
 Foto: Flávio RB (reprodução, não comercial, permitida desde que citada a fonte e o autor)

Faz algum tempo que eu penso em escrever algo sobre fotografar paisagens e sobre distância hiperfocal.

Hoje, lendo uma revista percebi que não preciso escrever sobre esse assunto, basta indicar um texto já escrito e que está em acordo com o que venho aplicando.

O texto saiu na Edição 06 da Digital Photographer Brasil, na página 66 - Tutorial Distância hiperfocal. Tem várias dicas e vale muito a pena ler.

Tenho apenas um comentário, mas tenho certeza que o autor - Ian Badley - deve concordar comigo, visto que ele fala para não se usar aberturas muito pequenas pois elas são problemáticas e dá uma dica para usar abertura f/8 ou f/11, essa abertura pode não ser a melhor para todas as lentes.

Consulte qual a melhor abertura para maior nitidez e menor aberração cromática (tanto nas bordas quando no meio da imagem) para a sua lente. Essa consulta pode ser feita usando sites especializados (*) ou as especificações da lente fornecidas pelo fabricante.

Depois de saber para qual abertura sua lente tem melhor nitidez e menor aberração cromática, veja se nessa abertura o assunto que você deseja fotografar está dentro dos limites de profundidade de campo para a distância hiperfocal calculada, usando a fórmula de cálculo indicada no tutorial ou algum programa para esse fim (tem para Android e iPhone), mas pode colocar a fórmula numa planilha e calcular.

Fórmula:
O valor do diâmetro do círculo de confusão é algo que depende muito do tamanho da ampliação (em papel, por exemplo) que se fará da imagem e da distância que a ampliação será apreciada. Ele também leva em conta critérios de acuidade visual. Mas esse valor também depende do tamanho do sensor da sua câmera pois quando temos um sensor muito pequeno ampliamos mais a imagem para atingir as dimensões desejadas.

Nesse link http://www.dofmaster.com/digital_coc.html tem uma tabela com o valor para o circulo de confusão a ser usado na formula para diversas câmeras (esses valores estão condizentes com o que Ian Badley citou no artigo dele). O legal desse link é que tem uma calculadora do circulo de confusão com base no comprimento focal real da lente e no comprimento focal equivalente.

A revista ainda pode ser encontrada, não nas bancas pois já está no número 8 ou 9, mas pode ser encomendada a editora ou quem sabe consultada numa biblioteca ou sede de clube de fotografia.

Seria muito legal que os editores de revistas, seguissem um critério de disponibilizar as edições para leitura na Web, depois de passado um tempo da publicação. Eu como um defensor de que o conhecimento deve ser livre tento fazer isso com tudo o que escrevo.

Alguns links para pesquisa?
-- http://en.wikipedia.org/wiki/Circle_of_confusion
-- http://www.cambridgeincolour.com/pt/tutoriais/profundidade-de-campo.htm

Atenção: esse texto pode ser reproduzido com fins não comerciais desde que citada a fonte e o autor.

(*) http://www.photozone.de/all-tests

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO

Perguntas? Dúvidas? Usem meu email disponível na página Sobre mim.

Não responderei a dúvidas nessa área.

Alterei minha "política" relacionada a comentários, visto que as pessoas não leem o que está escrito aqui.

** Postagens mais antigas que 30 dias terão os comentários moderados, comentários relevantes serão liberados, outros tipos de comentários - incluindo perguntas - serão ignorados.

Você pode não concordar com o texto ou com o comentário de outro visitante, mas isso não é motivo para deixar de ser educado e cortês (depende de vocês manter esse espaço com comentários livres - inclusive anônimos - e com moderação seletiva)

Por favor sejam educados para eu não ter que rever esse posicionamento.