Licenciamento - válido para todos os textos do blog

Licença Creative Commons
Este trabalho de Flávio Raphael Barcellos, está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://sobre-fotografar.blogspot.com/.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://sobre-fotografar.blogspot.com/p/licenciamento.html.

Avisos iniciais

---

2012-02-25

Como fotografar a Lua - Regra Sunny 16

[Meu blog mudou visite o novo clicando aqui]

Esse texto foi revisado e publicado novamente no novo espaço:

Todos gostam de ver a lua cheia no céu e melhor ainda é poder fazer uma bela fotografia dela. Então, você prepara a câmera, aponta para a lua, ajusta o zoom para fazer aquela aproximação e só consegue uma grande mancha branca. Onde estão os detalhes as crateras e todo o resto que podemos ver, até mesmo, a olho nu?

O que é preciso para fazer a foto:
  1. A câmera (é claro), com ajuste manual e ao menos um temporizador para que não se trema caso a velocidade indicada seja baixa relativamente ao comprimento focal utilizado;
  2. Um tripé ou um bom ponto de apoio para a câmera.
Algumas dicas para fazer fotos no tripé ou num ponto de apoio bem estável:
  1. Se tiver como, desative o sistema de estabilizador de imagens, pois a câmera vai estar parada e pode acionar o sistema fazendo a imagem parecer tremida justamente devido a isso (algum movimento de nuvens, o vento numa árvore, algum pássaro ou morcego passando podem enganar o sistema de estabilização da câmera).
  2. Utilize um sistema de disparo remoto, pode ser um cabo, o controle remoto sem fio (algumas cúmeras possuem), ou aquele temporizador de 2 segundos que não serve para agente sair nas fotos de grupo. Faz-se isso para evitar que o acionamento do botão disparador cause tremor na imagem.
  3. Se você utiliza uma SLR, use o sistema de trava de espelho (a maioria das SLR possui). Com o acionamento remoto ele exige que se acione o disparador duas vezes, uma para levantar o espelho e outra para acionar o obturador, no temporizador de 2 segundos o seu acionamento é automático, em 1 segundo a câmera levanta o espelho e depois aciona o obturador.
  4. Se sua câmera tiver algum modo de trava de foco, mesmo que se tenha que passar para o foco manual use-o, isso evitará que a câmera faça o foco automático no temporizador (algumas câmeras acionam o foco quando no temporizador). Novamente, numa SLR, se for usar foco manual faça o ajuste de dioptria antes de fazer o foco, pois se você usa óculos e estiver fazendo o foco sem eles terá problemas com acertar o foco, muitas SLR tem sistema de trava de foco, mas é mais fácil fazer o foco automático e depois desligar o controle de autofoco (normalmente na lente).
Se por acaso for fazer a foto na mão terá que usar a velocidade de obturador mais alta. Mesmo com os sistemas de estabilização de imagens, pode ser interessante usar uma velocidade de obturador igual ao inverso do comprimento focal equivalente utilizado, essa questão da velocidade tem uma longa explicação e não cabe aqui ficar explicando isso, afinal queremos apenas fotografar a lua e depois saber o porque dos ajustes indicados.

Recomendo fortemente o uso de um tripé, principalmente se você utilizar uma câmeras superzoom que podem chegar até o equivalente, relativo a uma câmera de filme 135, a 800mm de comprimento focal.

Finalmente vamos aos ajustes, estou considerando a foto com a câmera num tripé ou em superfície estável.

Primeiramente, ajuste o ISO para o mais baixo que sua câmera permitir, para a maioria das DSLR esse valor é 100, nas Nikon de entrada é 200 e muitas suporzoom tem ISO 80 como o menor. O uso do menor ISO serve justamente para se ter o menor nível de ruido para a sua foto, isso aumenta a nitidez. Nem sempre o ISO mais baixo é o melhor da câmera, o melhor ISO de uma câmera é o menor valor em modo padrão, sem ser os modos de expansão ou redução de sensibilidade, pois esses são feitos por software, podendo prejudicar a nitidez.

Depois ajuste a velocidade de exposição para o inverso do valor do ISO ou o mais próximo desse valor que sua câmera possua. Se seu ajuste for ISO 100, as câmeras costumam ter velocidade 1/100, se o ISO menor for 80 use 1/80 no tempo de exposição e se for ISO 200, use 1/200 no tempo de exposição.

Agora vem o “truque”, a famosa regra Sunny 16. Quem é do tempo de fotografia com filme deve lembrar de uma tabelinha presente nas caixas de filmes, se você comprasse um filme ISO 100, lá tinha a informação para usar tempo de exposição 1/100 (ou 1/125, algumas câmeras não tinham ajuste da terça parte de um ponto de EV para o tempo ou diafragma – isso é outra longa história), e fazer o seguinte ajuste de abertura de diafragma de acordo com a cena:
  1. Luz do sol direta na areia ou na neve (sombras duras e bem definidas), usar abertura f/16;
  2. Luz do sol moderada (sombras levemente definidas), usar abertura f/11;
  3. Nublado suave (sombras pouco definidas), aberturas f/8;
  4. Nublado forte (sem definição de sombras), abertura f/5.6;
  5. Por do sol ou tempestade a vista, abertura f/4;
O que isso tem a ver com a luz que está na lua? Exatamente, qual a luz que está batendo na lua cheia? Sol forte direto em areia (ou algo parecido com areia).

Então, para fotografar a lua e ter um bom resultado, deve-se usar a velocidade de exposição igual ao inverso do ISO utilizado (isso vale para filme gente) e colocar a abertura do diafragma em f/16.

Pronto, simples assim. Faça uma foto e veja se ficou claro ou escuro e pode diminuir ou aumentar o tempo de exposição (existem pequenas variações no ajuste de ISO ou na precisão do tempo de exposição das câmeras (no tempo de filme se corrigia isso na ampliação da foto). Pode ser recomendável, principalmente para câmeras digitais, deixar o resultado um pouco escuro e tratar o contraste e brilho no computador (pode ser no ajuste da curva), isso vai dar mais detalhes nas regiões de sombra.

Um problema que você pode enfrentar é sua câmera não ter abertura de diafragma f/16, ela termina em f/8 (muitas compactas podem ser assim). Como o diafragma está dois pontos mais aberto (de f/16 (se passa para f/11 e depois para f/8, dois pontos), diminua o tempo de exposição dois pontos (note que não são dois terços de ponto). Se o tempo de exposição seria 1/100 (supondo ISO 100), você deve usar 1/400 do segundo (um ponto passaria para 1/200 e o segundo ponto para 1/400) no tempo de exposição, isso é a regra de reciprocidade entre o tempo de exposição e a abertura do diafragma. Cada ponto a mais dobra a quantidade de luz e cada ponto a menso divide por dois a quantidade de luz, mas isso é outra história.

Espero que tenham gostado e boas fotos na próxima lua cheia.

Flávio RB
Este texto foi, originalmente, publicado no site da Revista Fotomania, tendo sofrido algumas alterações (revisão) para essa publicação. O texto, também pode ser encontrado no portal do RioFotográfico.

10 comentários:

  1. Muito interessante seu blog.
    Eu que sou um mero amante da fotografia vou favorita-lo pra aprender mais!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem vindo. Se tiver alguma dúvida pode enviar email.

      Excluir
  2. Olá!

    Descobri hoje o seu blog. Bem legal !

    Minha camêra quebrou.. Era uma básica da Canon. Estou querendo uma nova, com a qualidade de uma semi profissional. Pois tenho um blog de moda, e gostaria de boas fotos, com uma imagem bem focada e com boas cores.

    Qual modelo você poderia me indicar? Estou disposta a aprender a mexer.

    Nikon, Canon ou Sony? Qual é melhor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna, é muito melhor comparar modelos de câmera e não marcas. Se for em câmeras compactas, mesmo as avançadas, acho isso melhor ainda. Em câmeras DSLR, podemos pensar em marcas primeiro deviso a facilidades de manutenção na sua região, ser uma marca mais usada no segmento da fotografia que a pessoa vai se dedicar, afinidade com a interface e com o formato da câmera, entre outras coisas.

      Excluir
  3. OLÁ COMPREI UMA LUMIX FZ 47, MAS NÃO CONSIGO MEXER DIREITO NO CONTROLE MANUAL. O MANUAL QUE VEM NA MÁQUINA NÃO EXPLICA QSE NADA...DÁ UMA AJUDA?

    ResponderExcluir
  4. Alessandra, posso ajudar sim, mas seria interessante você me enviar um email.

    A câmera tem dois manuais, um com instruções básicas e outro com instruções avançadas, pode ser que esse segundo esteja somente no CD que acompanha a câmera.

    Consegui encontrar os dois no site da Panasonic USA:
    -- http://service.us.panasonic.com/OPERMANPDF/DMCFZ47.PDF
    -- http://service.us.panasonic.com/OPERMANPDF/DMCFZ47_ADV.PDF

    No modo manual girar o botão faz mudar a abertura ou o tempo de exposição, para trocar qual (abertura ou tempo) será alterado ao girar, tem que usar o botão +/-. Realmente isso não está bem explicado no manual.

    ResponderExcluir
  5. Olá, estou querendo comprar uma câmera digital e estou em dúvida qual o modelo adequado. Queria uma com 18 Mp e com zoom alto, pesquisando encontrei a Canon Sx30 Is, que tem zoom de 35x, mas só tem 14.1 Mp. Por acaso vc sabe se este modelo é bom, e existe alguma câmera com este zoom e com 18 Mp??

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por que você acha que precisa de 18 megapixel?

      Com 10 já dá para fazer uma ampliação de no mínimo 20x30 cm. Mais megapixel não aumenta a qualidade da imagem, essa é mais influenciada pela qualidade ótica da lente. Mais megapixel só diz o quanto você pode ampliar uma imagem, mas se ela não tiver qualidade de que adianta poder ampliar?

      Eu não posso dizer se um modelo de câmera é bom ou não sem saber o objetivo que se tem com a fotografia. Um equipamento, normalmente, não é bom por si só, ele pode ser adequado ou não adequado para alguma finalidade.

      Excluir
  6. Ei Flavio, Gostei muito dos textos... Antes de conhecer, consegui tirar uma foto da lua bacana, Da uma olhada... http://www.flickr.com/photos/rickbueno/6329908493/in/photostream

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei da sua foto. Mas a lente não ajuda muitp, apesar de ser uma superzoom e aproximar bastante, a imagem está um pouco estranha na parte esquerda da lua, acho que é aberração cromática.

      Grande abraço.

      Excluir

ATENÇÃO

Perguntas? Dúvidas? Usem meu email disponível na página Sobre mim.

Não responderei a dúvidas nessa área.

Alterei minha "política" relacionada a comentários, visto que as pessoas não leem o que está escrito aqui.

** Postagens mais antigas que 30 dias terão os comentários moderados, comentários relevantes serão liberados, outros tipos de comentários - incluindo perguntas - serão ignorados.

Você pode não concordar com o texto ou com o comentário de outro visitante, mas isso não é motivo para deixar de ser educado e cortês (depende de vocês manter esse espaço com comentários livres - inclusive anônimos - e com moderação seletiva)

Por favor sejam educados para eu não ter que rever esse posicionamento.