Licenciamento - válido para todos os textos do blog

Licença Creative Commons
Este trabalho de Flávio Raphael Barcellos, está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://sobre-fotografar.blogspot.com/.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://sobre-fotografar.blogspot.com/p/licenciamento.html.

Avisos iniciais

---

2012-02-15

Comprimento focal: lente para DSLR ou câmera superzoom

Este é mais um texto que foi inspirado numa resposta que dei para uma pergunta no Yahoo!Respostas.

Vejam a pergunta e a resposta original aqui, caso não tenha sido apagada.

A pergunta foi basicamente sobre a diferença entre comprar uma lente 70-300mm para usar na câmera D3100 ou comprar uma superzoom, no caso, uma Nikon P500.

O zoom da Nikon P500 é equivalente em câmera de filme 135 (o famoso 35mm) a um zoom 23-810mm, os 36x é uma aproximação da divisão de 810 por 23.

A lente 70-300mm seria uma lente 4,28x, mas o numero de x não quer dizer muito. A aproximação tem a ver com o ângulo de visão proporcionado pela lente. Essa medida em milímetros dá uma ideia da aproximação. Mas tem que levar em conta o tamanho do sensor também.

Numa DSLR temos sensores de tamanhos diferentes e as lentes usam a media de comprimento focal, mas o ângulo de visão será diferente, uma câmera com sensor um pouco menor que o tamanho do fotograma do filme. Teremos um fator de multiplicação (fator de corte) para aplicar e ter a visão equivalente.

No caso da sua câmera, Nikon D3100 (como muitas outras da Nikon), esse fator de multiplicação é 1.5, então a lente 70-300mm tem um ângulo de visão equivalente a uma lente 105-450mm para uma câmera full-frame.

Essa diferença é somente no ângulo de visão, outros fatores, como deformação esférica e aproximação de planos (*) dependem da geometria ótica das lentes. Num lente para câmera DSLR, ocorre devido ao focal real da lente.

Nas superzoom, a geometria ótica do conjunto de lentes que compõem a objetiva, pode fazer com que ocorra maior ou menor aproximação de planos (*), é algo que varia da câmera para câmera. Nas DSLR, mesmo as lentes construídas para câmeras com sensores menor (as EF-S da Canon ou as DX da Nikon, por exemplo), possuem a geometria ótica equivalente a uma lente de mesmo comprimento focal feitas para uma câmera de filme 135 ou sensor full-frame.

Voltando ao assunto, como dito acima, a aproximação é relacionada ao ângulo de visão que pode ser comparado com o comprimento focal equivalente da lente na câmera. Quanto maior o comprimento focal equivalente, maior a aproximação. Então a Nikon P500, vai aproximar mais que uma lente 70-300mm na sua D3100.

Note que, devido ao tamanho pequeno do sensor, a qualidade da imagem da Nikon P500 é bem inferior a da Nikon D3100. Acho que você deve levar isso em consideração também.

Se decidir que quer uma superzoom, como alternativa, sugiro comparar outros modelos de outras marcas também. Não encontramos uma superzoom com qualidade de imagem de uma DSLR, mas existe variação grande entre os vários modelos de superzoom no mercado.

Espero estar ajudando.

Flávio RB

---
(*) Não existe de fato aproximação ou afastamento de planos quando se usa tele ou grande angular. O que se tem é uma ilusão de ótica quando se tenta obter o mesmo enquadramento se afastando ou se aproximando do objeto fotografado.

2 comentários:

  1. Amigo boa noite, não sei se esse é o canal certo para dúvidas.. tenho interesse em adquiri uma fuji s8200, pois das maquinas dessa categoria, é a que tem me agradado mais pelas suas funcionalidades.. estou iniciando em fotografia e devido a poucos recursos, acredito que com esta seria um começo. Agora minha dúvida é saber se a lente desta camera tem realmente um zoom ótico ou na verdade ela é zoom digital.. tenho ouvido opiniões diferentes e gostaria de saber a verdade! Meu interesse são assuntos de paisagens de como por exemplo tirar fotos do alto de uma morro ao mar.. paisagens proximas e fotos macro. Desde já agradeço pelo retorno e paciencia.. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui não seria o canal para dúvidas, mas não consegui encontrar meio de entrar em contato contigo resolvi aprovar o comentário (minhas postagens antigas ficam com comentários moderados).

      Sim, o zoom dessas superzoom é ótico. O que é comum, principalmente nas superzoom mais baratas é não ter diafragma e a redução de luz ser feita por filtro de densidade neutra. Não sei se é o caso da Fuji S8200, mas é assim em outras superzoom da série S da Fuji.

      Excluir

ATENÇÃO

Perguntas? Dúvidas? Usem meu email disponível na página Sobre mim.

Não responderei a dúvidas nessa área.

Alterei minha "política" relacionada a comentários, visto que as pessoas não leem o que está escrito aqui.

** Postagens mais antigas que 30 dias terão os comentários moderados, comentários relevantes serão liberados, outros tipos de comentários - incluindo perguntas - serão ignorados.

Você pode não concordar com o texto ou com o comentário de outro visitante, mas isso não é motivo para deixar de ser educado e cortês (depende de vocês manter esse espaço com comentários livres - inclusive anônimos - e com moderação seletiva)

Por favor sejam educados para eu não ter que rever esse posicionamento.