Licenciamento - válido para todos os textos do blog

Licença Creative Commons
Este trabalho de Flávio Raphael Barcellos, está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://sobre-fotografar.blogspot.com/.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://sobre-fotografar.blogspot.com/p/licenciamento.html.

Avisos iniciais

---

2012-03-09

Fotografia em P&B - Um curso

Essa semana, mais precisamente na terça feira, comecei um curso de fotografia preto e branco com o Mestre brasileiro da fotografia colorida, Walter Firmo.

Eu estava precisando de um tempo para refletir sobre o ato fotográfico, e resolvi fazer um curso.

Um curso é uma forma de estimular a reflexão além de introduzir uma visão mais formal sobre a fotografia. Terei a oportunidade de conhecer ainda mais um grande mestra da fotografia (*), ter acesso a visão dele sobre sobre a fotografia, além de escutar o que ele diz sobre outros grandes mestres (os mestres dele).

Acho que teremos algumas postagens onde comentarei minha jornada de volta onde comecei na fotografia, meu primeiro curso em 1991 foi com preto e branco. Além disso meu pai, com quem aprendi a gostar de fotografia, fotografava sempre em P&B.

Espero ter muita coisa para falar nesses três meses. É bom escrever ou conversar sobre o que se está estudando, pois podemos organizar nossos pensamentos de forma estruturada.

Devo ter postagens sobre como faço minhas fotos, postagens com fotos e postagens com sugestão de leituras.

Comecei essa ideia de retornar ao P&B, faz alguns meses, o tempo que o embrião de uma brincadeira do clube de fotografia, levou para se desenvolver. Nesse tempo escrevi um texto (vou ampliá-lo e postar aqui, em breve) sobre fotografar P&B configurando isso direto na câmera.

Por hoje é só. Fica a dica para meus leitores pensarem em fazer um curso mais voltado para abrir a mente, fazer pensar fora da caixa do ato puramente técnico.

Esse texto não permitirá comentários, pois é apenas um anúncio de minhas atividades.

Espero que gostem do que está por vir.

Flávio RB

(*) Já ando com esse Mestre em um projeto em grupo que encaro como o inicio de uma jornada de desenvolvimento pessoal.