Licenciamento - válido para todos os textos do blog

Licença Creative Commons
Este trabalho de Flávio Raphael Barcellos, está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://sobre-fotografar.blogspot.com/.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://sobre-fotografar.blogspot.com/p/licenciamento.html.

Avisos iniciais

---

2012-04-09

Fotografia em P&B – configurando direto na câmera

[Meu blog mudou visite o novo clicando aqui]

Esse texto foi revisado e publicado novamente no novo espaço:

Não tenho muito gosto para ficar horas na frente do computador editando fotografias e, se for para fazer uma configuração básica (script do editor) para fazer o processo automatizado, prefiro fazer as configurações na própria câmera e já ter a saída do jeito que gosto.

Configurar a câmera para fazer as fotos P&B tem vantagens e desvantagens. Na lista das desvantagens, a que mais me preocupa é não ter uma versão colorida da imagem para poder ver e aproveitar. Mas, se a câmera tiver opção de fotografar em RAW e JPEG simultaneamente (ou ser como algumas compactas, que, quando seleciona imagem P&B, fazem as duas versões JPEG) isso deixa de ser problema.

Como principal vantagem de se fazer um P&B na própria câmera, vejo o fato de não precisar ficar horas aprendendo como editar uma imagem colorida (RGB), para que ela fique com um P&B de boa qualidade, muitos programas de edição tem plug-in específicos para isso, mas demandam um tempo extra de aprendizado. Para mim, tempo de aprendizado longo no computador inibe um iniciante em fotografia a ter o foco onde realmente é importante para o iniciante, fazer uma boa fotografia (luz bem medida ao menos) antes de aprender a tratar a fotografia.

Uma conversão na própria câmera,  é feita antes do processo que mistura o mosaico RBG do sensor (*) para gerar um arquivo final RGB (quem fotografa em RAW, faz esse e outros processos no computador em vez de no processador da câmera, mas isso é outra história – escreverei sobre isso em outra oportunidade). É claro que a mistura do mosaico vai ocorrer, mas não será feita da mesma forma que o processo para se agrupar os pixels individuais de cada cor (filtros na superfície do sensor) em um único pixel RBG. Um fotógrafo experiente em filme P&B pode aproveita essa facilidade da conversão interna na câmera para usar todos os filtros óticos na frente da lente e não ter que aprender um monte de coisas do processo de edição na pós produção.

Ao fazer a conversão na própria câmera, principalmente em DSLR (compactas avançadas também costuma ter) é possível simular o uso dos filtros coloridos, que podiam (continuam podendo, como dito acima) ser colocados na lente para acentuar ou suavizar certos tons de cinza para certas cores da cena. É claro que isso poder ser feito no computador, mas, para um iniciante, poder contar com um resultado imediato facilita o aprendizado dos conceitos antes dele ter que ficar lendo um monte de informações para compreender como editar suas fotografias.

O mundo ideal para se fazer uma fotografia P&B digital, seria que as câmeras tivessem um sensor específico para o P&B, internamente um sensor tem um mosaico de pontos com filtro que só deixam passar uma das cores primárias RGB para cada ponto. Gostaria que existisse uma câmera digital que eu pudesse trocar o sensor retirando o para cor e colocando o para P&B dependendo do que desejo fazer, acho que um sensor especializado faria fotografias P&B com mais nuances de cinza, como nos bons filmes, que uma conversão mesmo feita diretamente no mosaico.

Bom estudo e boas fotos.

Flávio RB

(*) Cada fabricante de sensor, tem a sua forma de geometria do mosaico RGB, alguns colocando um pixel de contraste, outros deixam mais pixels verdes que azul e vermelho (com base na fisiologia do olho humano). Também existe um tipo de sensor – Foveon – construído em camadas, que funciona da mesma forma que os filmes fotográficos coloridos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO

Perguntas? Dúvidas? Usem meu email disponível na página Sobre mim.

Não responderei a dúvidas nessa área.

Alterei minha "política" relacionada a comentários, visto que as pessoas não leem o que está escrito aqui.

** Postagens mais antigas que 30 dias terão os comentários moderados, comentários relevantes serão liberados, outros tipos de comentários - incluindo perguntas - serão ignorados.

Você pode não concordar com o texto ou com o comentário de outro visitante, mas isso não é motivo para deixar de ser educado e cortês (depende de vocês manter esse espaço com comentários livres - inclusive anônimos - e com moderação seletiva)

Por favor sejam educados para eu não ter que rever esse posicionamento.