Licenciamento - válido para todos os textos do blog

Licença Creative Commons
Este trabalho de Flávio Raphael Barcellos, está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://sobre-fotografar.blogspot.com/.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://sobre-fotografar.blogspot.com/p/licenciamento.html.

Avisos iniciais

---

2012-05-03

Medição de luz


[Meu blog mudou visite o novo clicando aqui]

Esse texto foi revisado e publicado novamente no novo espaço:

Sempre digo que a melhor forma de se começar fazer fotos melhores (ou menos piores) é conhecer bem como seu equipamento funciona. Uma boa leitura do manual da câmera, não a simples leitura, mas a leitura acompanhada de testes de tudo o que está lá, mesmo não entendendo bem o que se está fazendo, ajuda muito nisso. Nem todo manual cobre alguns assuntos básicos, com esse texto começamos a explorar alguns desses tópicos.
Fotografar é capturar a luz. Sem luz não existe fotografia. Por isso é preciso entender de luz para se poder fazer boas fotografias. Além de entender de luz, é preciso entender como se pode medir a luz para se poder configurar a câmera de forma a se obter o resultado desejado. A principio não existe certo ou errado numa foto mais clara ou mais escura, vai pelo desejo do fotógrafo – o que ele deseja expressar.
Quase toda câmera possui um componente interno responsável pela medição da luz da cena. Esse tipo de medição de luz – feito pela câmera – é chamado de medição de luz refletida, pois a câmera está medindo a luz que é refletida pelos objetos da cena (essa medição pode misturar a luz refletida com a emitida por fontes de luz do ambiente, caso elas estejam sendo enquadradas na cena). Outra forma de medir a luz, é a medição da luz incidente, quando se mede a luz que está chegando aos objetos da cena, essa medição é mais precisa e é usada em fotografia no estúdio.

Quando usamos o modo automático de medição de luz para a exposição, a câmera mede a luz e atribui valores de tempo de exposição e abertura de diafragma de forma automática, podendo resultar numa foto escura ou clara demais dependendo da luz que é refletida pelos objetos em cena.
Até câmeras digitais compactas básicas, possuem opções de como a câmera irá calcular e definir a exposição em função da medição da luz (os modos de exposição). Normalmente temos, um modo automático, um modo chamado de “P” e alguns modos de cena (neve, sol, contra luz, esporte, cena noturna, etc). Algumas compactas mais modernas possuem um “modo inteligente”, onde a câmera usa algum algorítimo (coisa de computação) para decidir como a foto será capturada. Câmeras mais avançadas possuem modos de prioridade (abertura e tempo de exposição) além do modo manual.
Por melhor que seja a câmera, a medição da luz refletida pelos objetos em cena, não é precisa. Pois, alguns objetos refletem mais luz do que outros, sem contar as fontes de luz que podem estar na cena (o sol, num por de sol, uma forte lâmpada do ambiente, etc.).
A forma mais básica de medição de luz da cena tem como base que tudo em cena reflete 18% da luz incidente (o chamado cinza médio). Isso pode ser válido para uma fotografia de uma cena de paisagem ampla sem muitas nuvens brancas e vales na sombra, mas se formos fotografar um monte de gente vestida de branco sob o sol num campo nevado (pode ser uma praia com areia clara) e usarmos o modo automático básico da câmera, teremos uma fotografia cinzenta ou de um tom azulado (o tom azulado em fotos coloridas depende do balanço de branco, assunto para outro texto).
Para resolver esse “problema” podemos usar o modo “P” e informar a câmera que acena tem mais luz refletida pelos objetos. Faz-se isso acionando um botão com um +/- e alguma seta para direita (consulte o manual da sua câmera deve ter um título do tipo “Compensação de medição de luz”) Normalmente é mostrado, na tela da câmera, uma régua graduada de -2 até +2 com um indicador de posição.
O modo “P” serve para que passemos a ter mais controle sobre a imagem capturada. Diversas câmeras tem ótima medição de luz “inteligente”, mas demoram a fazer a foto, devido ao algorítimo de análise da imagem, entre acionamento do disparador e a efetiva captura. Algumas vezes ocorre um disparo do flash (pré-disparo) para que a cena possa ser identificada, isso pode fazer com que as pessoas saiam da pose ou sejam alertadas sobre a foto, perdendo um momento espontâneo.
Além dos modos de exposição (Auto, “P”, etc.), algumas câmeras possuem modos de medição de luz, para que se possa decidir como a luz será medida. O mais comum, presente em todas as câmeras, é o modo matricial, onde todo o quadro da cena é usado para o cálculo da medição da luz. Outros modos comuns são:
  1. Modo central, onde a luz é medida numa região central do quadro da imagem;
  2. Modo pontual, parecido com o central mas numa região bem menor, quase um ponto;
  3. Modo ponderado ao centro, parecido com o central, mas leva em conta o resto do quadro, quanto mais para a borda menos peso na medição.
Esses modos de medição da luz, nas câmeras DSLR e na maioria das compactas, age na região fixa dentro do quadro da imagem. Algumas compactas podem associar os pontos de medição de luz a região de foco, é preciso ler atentamente o manual para se poder tirar melhor proveito dessa característica. Quando a câmera não atrela a medição de luz ao ponto de foco pode ser interessante travar a medição e depois fazer o reenquadramento e ajuste de foco. Essa função é chamada AE-Lock (Auto Exposure Lock – trava de exposição).
Este é um básico de conceito para se explorar a medição de luz na sua câmera, aproveitando melhor o que sua câmera pode fazer. Lembre de consultar o manual de sua câmera para saber o que ela oferece de recursos.
Bons estudos.
Flávio RB
OBS.: Este texto foi originalmente publicado na edição 11 da Revista Fotomania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO

Perguntas? Dúvidas? Usem meu email disponível na página Sobre mim.

Não responderei a dúvidas nessa área.

Alterei minha "política" relacionada a comentários, visto que as pessoas não leem o que está escrito aqui.

** Postagens mais antigas que 30 dias terão os comentários moderados, comentários relevantes serão liberados, outros tipos de comentários - incluindo perguntas - serão ignorados.

Você pode não concordar com o texto ou com o comentário de outro visitante, mas isso não é motivo para deixar de ser educado e cortês (depende de vocês manter esse espaço com comentários livres - inclusive anônimos - e com moderação seletiva)

Por favor sejam educados para eu não ter que rever esse posicionamento.