Licenciamento - válido para todos os textos do blog

Licença Creative Commons
Este trabalho de Flávio Raphael Barcellos, está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://sobre-fotografar.blogspot.com/.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://sobre-fotografar.blogspot.com/p/licenciamento.html.

Avisos iniciais

---

2012-01-12

Quero uma câmera bridge?


Esse texto foi revisado e publicado novamente no novo espaço:
Quero uma câmera bridge?

Antes que possam ficar imaginado besteira, eu não quero uma câmera que o mercado chama de bridge e alguns sites especializados chamam de DSLR like.

Esse é mais um texto motivado por uma pergunta que respondi no Yahoo!Respostas.

Para quem quiser consultar, caso a mesma não tenha sido removida, a pergunta e minha resposta estão aqui.

A pessoa que perguntou, estava desejando uma indicação de uma câmera desse tipo além de manifestar que deseja iniciar na fotografia. Eu tenho dúvidas se esse tipo de câmera é, realmente, o indicado para quem está querendo iniciar na fotografia.

Esse texto poderia ser uma cópia da pergunta, mas ando motivado para escrever e fiquei mais prolixo ainda. Por isso, o texto deu uma "engordada" e está com um pouco mais de conteúdo que na resposta para o Y!R.

Vamos ao que interessa.

Como usar a câmera para fotografar corridas?


Meu blog mudou visite o novo clicando aqui]

Esse texto foi revisado e publicado novamente no novo espaço:
Como usar a câmera para fotografar corridas?

Esta foi uma pergunta no Yahoo!Respostas que achei interessante copiar aqui.

Para quem quiser consultar, caso a mesma não tenha sido removida, a pergunta e minha resposta estão aqui.

A pergunta era sobre como fotografar uma corrida, o autor da pergunta possui uma DSLR e estava pensando em usar o modo automático.

Eu tentei dissuadi-lo da opção de usar o modo automático. Pois, fazer uma boa foto nesse tipo de situação deixando a câmera no automático passa a ser uma questão de sorte, devido ao modo automático não ser feito (programado) pensando nesse tipo de situação.

Além disso, usar o modo manual, sob condições relativamente estáveis é muito simples e renderá resultados muito melhores com um pouco de prática.

Esse texto tem como pré-requisito, conhecimento básico de técnica de fotografia, no final deixo uma lista de links para se poder estudar esse básico.

O leitor não precisa possuir uma DSLR para se beneficiar das dicas aqui apresentadas. Qualquer câmera com controle real da exposição (diafragma e tempo de exposição), seja uma compacta avançada, uma boa superzoom ou uma de sistema híbrido sem espelho, servirá. Pode-se ter apenas um pouco de dificuldade relacionada a acompanhar movimentos rápidos numa tela de LCD em vez de numa ocular ótica.

Vamos ao que interessa.