Licenciamento - válido para todos os textos do blog

Licença Creative Commons
Este trabalho de Flávio Raphael Barcellos, está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://sobre-fotografar.blogspot.com/.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://sobre-fotografar.blogspot.com/p/licenciamento.html.

Avisos iniciais

---

2013-02-06

A difícil arte da escolha de fotos

[Meu blog mudou visite o novo clicando aqui]

Esse texto foi revisado e publicado novamente no novo espaço:

Dessa vez, acho que a primeira, depois de um longo tempo sem ter nenhuma atividade publicada em primeira mão no blog (*), resolvo escrever sobre algo que me aflige muito. Creio que esse sentimento deve ser comum a muitos fotógrafos. É realmente um processo doloroso, para mim, escolher fotos. Seja para participar de um concurso (o mais doloroso), passando para a escolha de uma ampliação especial para colocar numa moldura na parede da sala ou na mesa do trabalho. Mas não é mais fácil escolher para mandar ampliar as que serão colocadas no livro de fotos que mostro aos amigos ou para subir no Flickr (esse é menos complicado pois separo por passeios) ou Olhares.

Esse processo de escolha é algo perturbador, passo dias escolhendo, fazendo seleções que as vezes envolvem 10 vezes mais fotos que o necessário para o uso. Depois vem a parte mais complicada, definir quais fotos, dentre as selecionadas serão escolhidas.

Esse drama se repete e é mais perturbador cada vez que decido (outro processo lento) participar de algum concurso. Esse é caso dessa semana (tenho até o dia 11 de março para fechar isso), que decidi participar da seleção para o 1º Salão Nacional da Associação Brasileira de Arte Fotográfica.

Como funciona meu processo de seleção de fotos para concursos?

Primeiramente, vou no meu arquivo e passo por todos os lotes de fotos que fiz, desde um passeio a festa de aniversário que um amigo me pediu para fotografar. Meu arquivo é organizado primariamente por eventos (uma festa, um passeios, uma viagem, testes em casa, etc...). Dessa forma, essa primeira seleção são definidos os lotes de onde farei a primeira escolha.

Decidido quais eventos podem ter fotos de interesse para a seleção. Olho todas as imagens marcando todas as fotos que se adequem a seleção. Quando é um concurso, marco as fotos dentro do tema, no caso do 1º Salão Nacional da ABAF, com tema livre, seleciono fotos bonitas ou que eu gosto.

Depois dessa marcação de fotos terminada estou com muitas fotos selecionadas, mas num conjunto bem menor e mais fácil de aplicar a segunda peneira, essa peneira chamo de "O exercício do desapego". É nesse momento que, vou analisar as fotos tecnicamente, objetivo bem definido (com controle de foco se for o caso), escolha dos pontos de atenção, composição bem feita, exposição bem feita. Nessa hora, o que está guardado somente por um valor sentimental e que tem algum "pecado" na parte técnica vai para fora, sem dó nem piedade.

Passado "O exercício do desapego"(**), já estou com um conjunto de fotos bem reduzido, passível de gerenciar com algo em torno de 7 a 15 fotos para uma a ser escolhida. Nesse momento, vem a terceira peneira. Onde olho foto a foto pela questão de adequação ao tema, seja o tema pedido no concurso ou ao que eu desejo mostrar, no caso de tema livre. Nessa fase, as fotos já estão com a qualidade técnica que eu exijo (isso é bem diferente das fotos que posto no Flickr e Olhares, onde vão fotos que podem não ter o nível que uso para submeter a um concurso), sendo um processo mais leve, porém não menos complicado, sete para um é uma proporção grande demais para se escolher.

Nessa parte, a última, costumo recorrer a lei do menor esforço. Minhas fotos dentro desse arquivo onde são selecionadas, são as versões no estado que saíram da câmera (edição feita na configuração da câmera), para um concurso posso optar por uma edição, mas costumo escolher as fotos que darão menos trabalho para esse edição. Somente algumas fotos com mais edição estão nesse catálogo, costumo editar fotos especificamente para um finalidade e elas só vão para o arquivo geral editadas se ficaram realmente boas para uso geral. Acho que devo rever isso pois posso estar perdendo oportunidades nos concursos devido a completa preguiça que tenho para editar fotos.

Findo o processo de escolha vem a edição e preparação dos arquivos para envio ou impressão (depende de é um concurso com fotos enviadas em arquivo ou impressas). Dificilmente uma mesma foto enviada para dois concursos diferentes terá a mesma edição.

Esse é o meu processo de escolha, de forma resumida, espero que possa ajudar outros que também sentem enorme dificuldade para escolher fotos e participar de concursos.

Sugiro a todos que fotografam profissionalmente ou apenas por amor a arte, que participem de concursos, para um fotógrafo profissional ter uma foto selecionada numa mostra (ou salão), sair numa revista de destaque na fotografia ou receber uma menção honrosa pode ser um plus na carreira. Para os que só fotografam por amor é uma boa forma de ter o trabalho avaliado e, caso seja selecionado, nem que seja fora das colocações e premiações de mostrar para si mesmo e os outros que a fotografia não é só uma brincadeira cara. Sem contar que faz muito bem para o ego.

Finalmente, como está meu processo de seleção para o 1º Salão Nacional da ABAF? Primeiramente comecei o processo de forma um pouco diferente, escolhi uma data inicial para o arquivo de fotos, somente fiz a primeira seleção para fotos posteriores a fevereiro de 2011, pouco tempo após eu ter lido o livro Composição de David Präkel e um pouco antes de começar a assistir uns cursos com Walter Firmo.

Para o 1º Salão Nacional da ABAF, cada fotógrafo pode participar com até quatro fotos em duas categorias, mono e policromia (P&B ou Cor, de forma simplificada). Note que monocromia envolvem o Preto e Branco tradicional como as tonalizações (sépia, ciano, etc...).

Já estou na última fase com 30 fotos, 15 P&B e 15 cor, com menos de quatro fotos para cada escolhida a participar. Penso seriamente em não usar a "lei do menor esforço" de edição, aplicando uma seleção por beleza estética da foto, ao menos beleza estética para os meus olhos, não usarei um "curador" (algum amigo fotógrafo) para auxiliar nessa escolha, mas recomendo muito que façam isso se tiverem oportunidade.

Acho que é só, por hoje. Comentários são muito bem vindos, depois de terminado o julgamento, tendo a felicidade ou não de ter alguma foto selecionada, farei uma publicação das fotos enviadas.

Espero que tenham gostado.

Flávio RB
________
(*) Estava reproduzindo artigos, meus, publicados na Revista Fotomania.
(**) Por que essas fotos estão no arquivo? É uma boa pergunta a ser respondida num outro texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO

Perguntas? Dúvidas? Usem meu email disponível na página Sobre mim.

Não responderei a dúvidas nessa área.

Alterei minha "política" relacionada a comentários, visto que as pessoas não leem o que está escrito aqui.

** Postagens mais antigas que 30 dias terão os comentários moderados, comentários relevantes serão liberados, outros tipos de comentários - incluindo perguntas - serão ignorados.

Você pode não concordar com o texto ou com o comentário de outro visitante, mas isso não é motivo para deixar de ser educado e cortês (depende de vocês manter esse espaço com comentários livres - inclusive anônimos - e com moderação seletiva)

Por favor sejam educados para eu não ter que rever esse posicionamento.