Licenciamento - válido para todos os textos do blog

Licença Creative Commons
Este trabalho de Flávio Raphael Barcellos, está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://sobre-fotografar.blogspot.com/.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://sobre-fotografar.blogspot.com/p/licenciamento.html.

Avisos iniciais

---

2014-05-25

Básico de Flash

Acabei de terminar a versão v0.2 do meu texto de básico de iluminação com flash.

Ele é o texto de referência para minhas saídas orientadas "Básico de Flash Dedicada (na Câmera)" realizadas para membros do fórum e associados do Fotoclube RioFotográfico e também para quem deseja me contratar para aulas particulares de fotografia (*).

Inicialmente, por facilidade de lançar alterações no documento, publicarei apenas em arquivo PDF de livre distribuição sem alteração. Sempre que distribuir uma cópia recomende que a pessoa fique atenta a novas edições que serão publicadas aqui no blog.

O documento está compartilhado de forma pública no Google Drive, aqui. Para quem prefere, fiz um PDF em duas colunas, aqui.

Agradeço comentários para revisão.

Boa leitura.

Flávio RB

(*) Novidade anunciada agora. Quem desejar, pode me contratar para aulas particulares individuais ou em pequenos grupos.  Negociações pelo email divulgado aqui no final abaixo do meu nome.

4 comentários:

  1. Parabéns! Um dos melhores artigos sobre flash que já li. Direto ao ponto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Fique atento pois, em breve, terei uma nova edição com imagens de exemplo (estou produzindo as fotos).

      Excluir
  2. Flávio bom dia, tenho uma D90, e quando tento bater uma foto com o flash, ela aciona apenas a luz que fica próximo a objetiva, ela não dispara o flash lá em cima? Pois ele levanta, mas não sei como ativar ele. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Renata.

      Não conheço bem Nikon, mas creio que você deva ter desabilitado o disparo do flash (pode ser para usá-lo apenas como controlador de flash remoto ou usar somente para auxiliar de foco).

      Dei uma olhada no manual em PDF (em português) que baixei e achoque a resposta a sua dúvida está nas páginas 70 e 71 sob o título "Utilizar o flash incorporado".

      Excluir

ATENÇÃO

Perguntas? Dúvidas? Usem meu email disponível na página Sobre mim.

Não responderei a dúvidas nessa área.

Alterei minha "política" relacionada a comentários, visto que as pessoas não leem o que está escrito aqui.

** Postagens mais antigas que 30 dias terão os comentários moderados, comentários relevantes serão liberados, outros tipos de comentários - incluindo perguntas - serão ignorados.

Você pode não concordar com o texto ou com o comentário de outro visitante, mas isso não é motivo para deixar de ser educado e cortês (depende de vocês manter esse espaço com comentários livres - inclusive anônimos - e com moderação seletiva)

Por favor sejam educados para eu não ter que rever esse posicionamento.