Licenciamento - válido para todos os textos do blog

Licença Creative Commons
Este trabalho de Flávio Raphael Barcellos, está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://sobre-fotografar.blogspot.com/.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://sobre-fotografar.blogspot.com/p/licenciamento.html.

Avisos iniciais

---

2014-07-14

Fotógrafo: Reconhecimento Profissional SIM, Regulamentação com Reserva de Marcado Profissional NÃO

Comecei uma campanha no Petição Pública para iniciar uma mobilização contra a proposta de Regulamentação da profissão de Fotógrafo que, atualmente, está em tramite pelo Senado - Projeto de Lei 2176/2011.

Existe grande desinformação e muita gente entende que a Reserva de Mercado proposta fará bem para o profissional. Evitaria a grande entrada de aventureiros (pessoas sem conhecimento que apenas compraram uma câmera) no mercado.

Do meu ponto de vista a Reserva de Mercado apenas para formados (escolas técnicas e faculdades) só beneficiará as escolas e faculdades e também aos fiscalizadores da reserva de mercado.

Apesar de não estar descrito no Projeto de Lei, o texto, após aprovado e sancionado, necessitará de criação de algum órgão para fiscalizar. Certamente haverão os Conselhos Regionais e Federal com toda a sua burocracia e taxas obrigatórias para o exercício profissional.

Sei que esse tipo de petição online não tem valor algum, mas já é um inicio de mobilização para que, antes de aprovação no Senado, consigamos mover abaixo assinado (físico) das pessoas interessadas em um Reconhecimento Profissional e não numa Regulamentação burocrática e com reserva de mercado.

É importante pensar que a Reserva de Mercado não é um requisito para que o profissional seja valorizado. Reserva de Mercado apenas cria dificuldade de entrada no mercado e não garante que quem entre terá conhecimento e seja valorizado.

Se você é contrário a Reserva de Mercado proposta e quer garantido o livre exercício profissional, compartilhe e assine a proposta. Além disso, esteja preparado e disponível para iniciar coletas de assinaturas em abaixo assinado físico a ser encaminhado ao Senado e a Presidência para tentarmos evitar que esse Projeto de Lei vire Lei.

Agradeço a colaboração.

Flávio RB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO

Perguntas? Dúvidas? Usem meu email disponível na página Sobre mim.

Não responderei a dúvidas nessa área.

Alterei minha "política" relacionada a comentários, visto que as pessoas não leem o que está escrito aqui.

** Postagens mais antigas que 30 dias terão os comentários moderados, comentários relevantes serão liberados, outros tipos de comentários - incluindo perguntas - serão ignorados.

Você pode não concordar com o texto ou com o comentário de outro visitante, mas isso não é motivo para deixar de ser educado e cortês (depende de vocês manter esse espaço com comentários livres - inclusive anônimos - e com moderação seletiva)

Por favor sejam educados para eu não ter que rever esse posicionamento.