Licenciamento - válido para todos os textos do blog

Licença Creative Commons
Este trabalho de Flávio Raphael Barcellos, está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://sobre-fotografar.blogspot.com/.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://sobre-fotografar.blogspot.com/p/licenciamento.html.

Avisos iniciais

---

2015-09-09

Termos que Confundem: Lente Rápida

[Meu blog mudou visite o novo clicando aqui]

Esse texto foi revisado e publicado novamente no novo espaço:

O termo lente rápida, na minha opinião, está associado ao conceito de "velocidade de obturador", tratado no texto anterior. Nesse caso, uma lente rápida seria uma lente que permite que em condições de pouca luz ainda possamos utilizar uma velocidade alta de obturador.

Mas, velocidade de obturador não seria um termo "equivocado" para o conceito de tempo de exposição? Sim, por isso vemos esclarecer.

No texto anterior esclarecemos que uma velocidade lenta de obturador significa um longo tempo de exposição e uma velocidade rápida de obturador significa um tempo curto de exposição.

Assim, uma lente rápida é uma lente que permite velocidade alta de obturador. Ou seja, uma lente que permite que se tenha um tempo curto de exposição para uma condição de luz que uma lente "lenta" não permitiria.

Mas o que é uma lente rápida?

As três variáveis que influem na exposição quando temos uma condição de luz estabelecida, são a Abertura do Diafragma, o Tempo de Exposição e a Sensibilidade do Meio de Captura (filme ou sensor) a Luz. São três valores que quando desejamos ter uma exposição, podemos alterá-los de forma que mantêm-se a mesmo exposição. Essa interdependência, chama-se reciprocidade.

Fixando a sensibilidade do meio (ISO), a reciprocidade entre tempo de exposição e abertura de diafragma nos permite diminuir o tempo de exposição e abrir o diafragma ou aumentar o tempo de exposição e diminuir o diafragma para continuar tendo a mesma exposição (quantidade de luz registrada no meio sensível).

Atente que para usar um tempo de exposição pequeno (velocidade alta do obturador) e mantermos a mesma quantidade de luz capturada, devemos abrir o diafragma.

Assim, uma lente rápida é uma lente que tem abertura máxima do diafragma maior (algumas pessoas chamam de lente clara - assunto para outro texto?) pois permite que se use velocidade mais alta do obturador.

Dadas duas lentes, uma com abertura máxima f/4 e outra com abertura máxima f/2.8, a lente com abertura máxima f/2.8 é mais rápida que a lente com abertura máxima f/4.

Toda lente, informa qual a abertura máxima de diafragma que ela tem. Em lentes zoom (comprimento focal variável) essa abertura máxima pode ser mostrada como dois valores (ex.: f/3.5-5.6), isso quer dizer que a lente tem abertura máxima f/3.5 quando ajustada no menor comprimento focal e abertura máxima f/5.6 quando ajustada no maior comprimento focal.

Por hoje é isso. Espero que estejam gostando.

Grande abraço.

Flávio RB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO

Perguntas? Dúvidas? Usem meu email disponível na página Sobre mim.

Não responderei a dúvidas nessa área.

Alterei minha "política" relacionada a comentários, visto que as pessoas não leem o que está escrito aqui.

** Postagens mais antigas que 30 dias terão os comentários moderados, comentários relevantes serão liberados, outros tipos de comentários - incluindo perguntas - serão ignorados.

Você pode não concordar com o texto ou com o comentário de outro visitante, mas isso não é motivo para deixar de ser educado e cortês (depende de vocês manter esse espaço com comentários livres - inclusive anônimos - e com moderação seletiva)

Por favor sejam educados para eu não ter que rever esse posicionamento.