Licenciamento - válido para todos os textos do blog

Licença Creative Commons
Este trabalho de Flávio Raphael Barcellos, está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://sobre-fotografar.blogspot.com/.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://sobre-fotografar.blogspot.com/p/licenciamento.html.

Avisos iniciais

---

2015-09-07

Termos que Confundem: Velocidade de Obturador

[Meu blog mudou visite o novo clicando aqui]

Esse texto foi revisado e publicado novamente no novo espaço:

Leio ou ouço com alguma frequência o termo Velocidade de Obturador para explicar um dos conceitos bases da exposição, que são a Abertura do Diafragma, o Tempo de Exposição e a Sensibilidade do Meio de Captura (filme ou sensor) a Luz.

Quando se encontra o termo velocidade de obturador num texto, o autor está tratando do tempo de exposição de forma que uma velocidade rápida para o obturador significa um tempo curto de exposição e uma velocidade lenta, significa um tempo longo de exposição.

Porém, ao fazer isso, o autor inclui assuntos ainda não bem compreendidos por um iniciante que não tenha conhecimento das partes de uma câmera. Isso, sem citar que existem muitos tipos de obturadores e que o termo velocidade tem fácil entendimento em apenas um deles (o de cortina de plano focal).

Sem contar que, velocidade é um conceito que envolve dois outros conceitos (espaço e tempo) e falar em velocidade somente para especificar o tempo que o meio sensível ficará exposto a luz é um tanto estranho (ao menos para mim).

Qual o motivo de fotógrafos utilizarem o termo velocidade de obturador?

Eu imagino que seja devido a um obturador com muita velocidade conseguir congelar um movimento veloz de algo que se esteja fotografando.

Dessa forma, temos comparação de velocidades. Se o obturador for mais lento que o objeto, teremos um rastro do movimento e se o obturador tiver velocidade igual ou mais rápida, teremos o congelamento do movimento.

Mas, existem outras formas de se congelar um movimento. Com o uso de flash em ambientes de pouca luz ou acompanhando o movimento no panning. Em ambos os casos uma parte da cena aparece "congelada", mesmo com "velocidade lenta" do obturador.

Outra confusão que pode surgir com o termo velocidade de obturador, é pensar que esse termo se refere a quantos disparos sucessivos a câmera consegue fazer em uma unidade de tempo (quantidade de algo por unidade de tempo tem o nome de frequência, mas isso é outra história). Essa foi a interpretação que eu tive na primeira vez que ouvi o termo velocidade de obturador, pois eu já conhecia o que era um obturador e supus se tratar de um modo de informar a frequência de disparos sucessivos.

Para piorar, alguns autores, quando estão explicando o tempo de exposição como velocidade, em vez de utilizarem velocidade de obturador, confundem mais ainda falando em velocidade do diafragma, trocando o obturador (controla o tempo) com o diafragma (controla a "vazão"). Talvez isso se deva a existirem obturadores em forma de pétalas como um diafragma (nas câmeras de médio e grande formato, mas isso é outro assunto).

Creio que uma das razões para que as pessoas associem o tempo de exposição com uma velocidade de obturador, esteja relacionada ao indicador do tempo de exposição (principalmente em câmeras não digitais) ser mostrado como números inteiros começando em uma unidade, pois representam o denominador em frações do segundo.

Para finalizar, uma explicação do motivo do termo velocidade de obturador poder ser utilizado com certa facilidade de interpretação para obturadores de plano focal (cortina).

O obturador de plano focal tem funcionamento de uma cortina dupla, depois de armada, ao se acionar o botão de disparo, a primeira cortina se abre e logo em seguida a segunda cortina se fecha, completando o ciclo da exposição por um certo tempo. Como a cortina cobre um espaço de um tamanho fixo (tamanho do meio sensível, de lado a lado ou de cima a baixo - de baixo a cima também) numa unidade de tempo especificada, podemos pensar que o obturador tem uma velocidade.

É bom notar que, para meios sensíveis de tamanhos diferentes, se quisermos o mesmo tempo de exposição deveremos ter velocidades de obturador diferentes. Mas, essa velocidade de obturador usada aqui, não é a do termo usado nos textos (livros e artigos em revistas ou na Internet) ou vídeos de fotografia. Aqui, nesses dois últimos parágrafos, velocidade é velocidade mesmo e não uma noção de tempo.

Esse conceito de que o obturador de plano focal tem uma velocidade para conseguir passar por todo o meio sensível num certo tempo, nos é útil para compreender o conceito de tempo de sincronismo (as vezes tratada, com o mesmo "equívoco" de velocidade de sincronismo) usado para iluminação com flash.

Por hoje é só. Espero que tenham gostado.

Grande abraço.

Flávio RB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO

Perguntas? Dúvidas? Usem meu email disponível na página Sobre mim.

Não responderei a dúvidas nessa área.

Alterei minha "política" relacionada a comentários, visto que as pessoas não leem o que está escrito aqui.

** Postagens mais antigas que 30 dias terão os comentários moderados, comentários relevantes serão liberados, outros tipos de comentários - incluindo perguntas - serão ignorados.

Você pode não concordar com o texto ou com o comentário de outro visitante, mas isso não é motivo para deixar de ser educado e cortês (depende de vocês manter esse espaço com comentários livres - inclusive anônimos - e com moderação seletiva)

Por favor sejam educados para eu não ter que rever esse posicionamento.