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Esse texto foi revisado e publicado novamente no novo espaço:
O controle da exposição (tratamos um pouco disso no primeiro texto da série, no link), é feito por dois dispositivos na câmera, o diafragma e o obturador. Nesse texto trataremos do diafragma para depois tratarmos do controle do tempo de exposição no obturador.
O
diafragma é composto por uma série de lâminas que, por meio de um
controle, regula o que seria o tamanho do “furo” por onde a luz
passa, mais a frente quando tratarmos da reciprocidade – no final
da série de textos – teremos uma analogia onde o diafragma faz o
controle da vazão. Note que, algumas câmeras compactas não possuem
diafragma, realizando um controle análogo com um filtro de densidade
neutra (escurecendo como fazemos com o uso de óculos de sol).
A
abertura máxima de uma lente sempre está indicada na lente, na
notação f/# (ou 1:#), lentes zoom (comprimento focal variável)
podem ter a notação com dois números, a maior abertura para o
menor e maior comprimento focal da lente (na forma f/A-B ou 1:A-B), quando possuem a notação com apenas um número, são lentes com abertura máxima constante (normalmente mais caras e se maior qualidade).
Lentes com grande abertura
máxima, são chamadas de lentes claras ou rápidas (esse último
termo reflete a possibilidade de se usar velocidade rápida – pouco
tempo de exposição – de obturador em condições de pouca luz).
Os
valores de número “f” (abertura) são normalmente: 1.2, 1.4, 2,
2.8, 4, 5.6, 8, 11, 16, 22, 32. As câmeras com esse tipo de controle
podem permitir ajustes a cada f-stop, a cada meio f-stop, ou a cada
terça parte. Ao passar de um f-stop menor para o próximo (não a
terça parte) se está dividindo por dois a quantidade de luz que
passa pelo “furo”, ao se passar de um para o anterior, se está
dobrando a quantidade de luz. Lembrando que um número grande no
f-spot, representa uma pequena abertura.
Nas
câmeras DSLR e compactas avançadas, podemos ter controle da
abertura do diafragma sem nos preocuparmos com o resto da exposição,
a câmera calculará (como explicado no primeiro texto da série, no uso do modo
P) o valor para o tempo de exposição (e o ISO se for deixado no
automático), lembrando que ainda será possível compensar a
exposição como explicado (veja o manual da sua câmera). Esse modo
é chamado de prioridade de abertura é costuma ser indicado por “A” (ou “Av”) no seletor de modos de exposição da
câmera.
Controlar
a abertura é útil para podermos controlar a chamada profundidade de
campo (qual porção da cena será tida como nítida em torno do
ponto de foco ótimo). Quando diminuímos muito a abertura (número f
grande) estamos aumentando a profundidade de campo. Desejamos isso,
quando estamos fotografando uma paisagem e queremos que, tanto a parte
mais próxima quando a mais distante da cena estejam, perceptivelmente, em foco. Quando
queremos destacar o assunto principal da cena, num retrato por
exemplo, escolhemos uma profundidade de campo pequena e fazemos o
fundo desfocado, com uma grande abertura de diafragma (número f
pequeno).
Infelizmente,
não é exatamente o valor do número f (pequeno) que faz com que a
profundidade de campo seja pequena, o principal responsável pelo
controle do foco seletivo é o tamanho do “furo” a abertura real
do diafragma (o denominador na relação entre o comprimento focal e o diâmetro do diafragma), quando
maior a abertura, menos profundidade de campo temos. É exatamente
por esse motivo que se tem grande dificuldade de se fazer retratos
com fundo desfocado usando câmeras compactas. Podemos experimentar
isso, nas câmeras em lente de foco no infinito - pinhole – onde,
quanto menor o furo, maior a nitidez da imagem, mas também maior o
tempo de exposição necessário para a captura.
No próximo texto trataremos do outro componente do controle da
exposição, o obturador, até lá.
(Este texto foi publicado originalmente na edição 13 da revista Fotomania)
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