Licenciamento - válido para todos os textos do blog

Licença Creative Commons
Este trabalho de Flávio Raphael Barcellos, está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://sobre-fotografar.blogspot.com/.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://sobre-fotografar.blogspot.com/p/licenciamento.html.

Avisos iniciais

---

2010-03-30

O que é importante em câmeras fotográficas digitais compactas

Licença Creative Commons
Este artigo demorou mais do que eu desejava para sair, acabei perdendo o ritmo prometido (dois ou três artigos por semana), acho que devo ficar somente com um ou dois durante um tempo.

Vamos ao que interessa. Muita gente deseja fazer umas “fotinhas” casuais da família, daquele passeio com a turma e, até mesmo, fazer o registro de um momento que pode vir a ser publicado no site de algum jornal (foto do leitor). Mas, não deseja, nem precisa, se tornar um especialista em fotografia para poder escolher a câmera compacta que vai adquirir.

O problema é que essa pessoa se vê no meio de um monte de opções de câmeras, com um vendedor fazendo o maior discurso para convencê-la que a câmera mais cara da loja é a ideal para o que ela precisa, sem, ao menos, perguntar o que ela pretende fotografar. É claro que existem vendedores que sugerem uma câmera para o cliente seguindo o que ele – o vendedor – acredita ser o melhor, isto é oferece a câmera que ele mesmo compraria, mas nem sempre esse vendedor sabe para que serve e a diferença entre características que parecem ser a mesma coisa.
Vou enumerar as características na ordem que eu considero serem mais importantes para uma boa câmera compacta, as cinco primeiras são de maior importância e considero a alma da câmera.
  1. Zoom
    Tem que ser ótico, nem pense em comparar zoom digital ou deixar de comprar uma câmera que o zoom ótico te atenda e escolher outra que o produto “zoom ótico”x”zoom digital” seja maior mas o zoom ótico seja menor. Zoom digital não presta para nada, você faz muito melhor dentro do seu computador com um bom editor de imagens (Gimp, por exemplo). Eu sempre desabilito o zoom digital de minhas câmeras compactas, para evitar o uso acidental.

  2. Estabilizador de imagem
    Existem três tipos, dois óticos e um digital. O digital é lixo da mesma categoria que o zoom digital (faz-se no computador). Os dois tipos de estabilizadores óticos, são o incorporado ao bloco de lentes (o melhor deles) e o incorporado ao sensor (não tão bom, mas melhor que nada). Ambos funcionam com um sistema de micromotores ou contrapesos inerciais e podem estar acoplados ao sistema de orientação da câmera junto com um sistema que ajuda a prever se o movimento não é intencional (panning).

  3. Fabricante com bom histórico de de câmeras
    Evite fabricantes desconhecidos. Pessoalmente costumo preferir os fabricantes com grande histórico na fotografia, como Canon, Nikon, Olympus e Pentax (para citar alguns), depois penso nos que tem histórico de câmeras compactas Panasonic, Sony, Fujifilm e Kodak. Tem muita gente que faz o maior alarde para algumas marcas e nem notam que ela só tem grande aceitação aqui no Brasil, tendo começado com câmeras digitais simplesmente por ser fabricante de sensor. Quem lê o Yahoo Respostas, na seção câmeras fotográficas, sabe qual fabricante é esse que estou falando.

  4. Quantidade de megapixel (MP) real
    Aqui cabe uma ressalva, uma compacta com mais de 10MP não conseguirá ter cores e nitidez suficiente por ponto, para a resolução que ela possui. Isso se deve ao tamanho do sensor, que faz com que os pontos de captura devam ser muito pequenos e dessa forma capturem menos luz (sensor pequeno com alta quantidade de pontos, resulta em alta densidade de pontos por unidade de área). Procure por “mito do megapixel” no Google e encontrará diversos artigos sobre isso. Quantidade de MP só melhora a qualidade da foto se o tamanho do sensor e a qualidade do conjunto ótico permitirem isso.
Alguns recursos não são fundamentais, mas podem ajudar muito a fazer uma foto de forma mais fácil ou, ainda, a ter uma imagem que necessite de menos trabalho no computador, na pós-produção.
  1. Várias opções de balanço de branco
    Normalmente deixamos a câmera no modo AWB (authomatic white balance), porém, nem sempre essa é a melhor opção. Já notou como uma foto tirada sob iluminação fluorescente costuma ficar meio esverdeada? Para isso existe o ajuste de balanço de branco (WB) da câmera. As câmeras têm ajuste automático (AWB), luz do sol, nublado, sombra, dois modos de lâmpadas fluorescentes e lâmpada tungstênio, mas algumas possuem o modo customizável (custom) onde você coloca algo branco liso completamente enquadrado, iluminado pela luz desejada, tira uma fotografia e configura a câmera para que use aquela foto como o padrão para o branco. A partir desse ponto, as fotos tiradas com esse balanço de branco terão as cores mais naturais para aquela iluminação.

  2. Detector de face
    Faz com que a câmera encontre o rosto das pessoas e defina o foco no rosto (onde tem que estar, melhor só se ela encontrasse, também, os olhos num retrato). Com isso, o fotógrafo não precisa se preocupar em fazer o foco e depois reenquadrar para fazer a composição das pessoas com o fundo. Note que isso não é memorizar o nome das pessoas conforme o anúncio da televisão (não preciso citar a câmera), nem o disparador por sorriso. Esse é apenas a preferência da câmera fazer o foco no rosto das pessoas.

  3. Sensor de orientação
    Esse é um recurso útil quando se tem programas de apresentação de fotos que interpretam essa informação, gravada nos dados EXIF da foto, para mostras a foto sempre na posição correta. Note que o programa padrão de apresentação de imagens do sistema operacional mais encontrados nos PC não faz isso, ele gira cada imagem depois que o usuário informa para rotacionar usando um algorítimo que pode fazer a foto perder qualidade de resolução. Para câmeras, que possuem esse recurso, você pode pegar as fotos e copiar para um CD a ser apresentado num aparelho de DVD que interprete essa informação (quase todos fazem isso) e as fotos serão apresentadas na posição correta na tela da TV.

Algumas câmeras têm opção de ajuste da abertura do diafragma e do tempo de exposição controlados manualmente, além de possuirem os modos de prioridade de abertura e prioridade de tempo. Esses não são recursos fundamentais para quem quer apenas apontar e disparar, mas para aqueles que desejam aprender mais sobre fotografia e ter mais controle sobre a foto, é um recurso interessante. Alguns cursos de introdução a arte da fotografia costumam somente pedir que o aluno tenha uma câmera com esses controles, mesmo que compacta. Alem disso, para permitir um maior controle da foto, quase todas as câmeras possuem um ajuste de compensação de exposição (prometo escrever sobre isso num próximo artigo), que permite que o fotógrafo interfira na medição de luz que a câmera fez.

Agora, para finalizar, alguns recursos que a propaganda faz parecer o máximo, mas somente deixam a câmera mais cara e, em alguns casos, podem atrapalhar a fotografia. São eles, os ultramodernos, caros e da moda: disparo por sorriso e tela sensível ao toque. O primeiro só é útil para quem tira fotos de si mesmo, isso se você não for negro (eu presenciei uma câmera de marca famosa e muito comentada pelos brasileiros não conseguir detectar o sorriso de um amigo negro, só conseguiu fazer depois de um ajuste manual que a tornou muito sensível para sorrisos de pessoas com pele branca). O outro recurso é completamente inútil para a sua fotografia, além de poder tornar mais complicado a configuração da câmera.

Fico por aqui. Aguardo os cometários.

Saudações,

Flávio RB

26 comentários:

  1. parabens pelo blog cara. estou prestes a adquirir uma maquina "mais evoluida", vamos dizer assim, e vc me esclareceu muitas duvidas... parabens msm

    ResponderExcluir
  2. Nossa comprei uma maquina esses dia se tivesse lido ante tinha trocado de opção. esta muito bom,esta de parabéns tudo muito explicado.

    ResponderExcluir
  3. flavio rb gostei muito do seu blog. estou interessada em comprar uma canon rebel t2i e gostaria de saber um site ou vendedor confiavel para realizar essa compra via internet. saudações tatiana

    ResponderExcluir
  4. Prezado Flávio,

    Gostei da sua iniciativa, pois é bem difícil arranjar tempo para escrever um artigo.
    Este assunto é bem empolgante e pra mim foi crucial no começo de minha experiência com a fotografia.
    Vejo muitas pessoas gastarem uma grana desnecessária, simplesmente pelo fato de terem preguissa de ler e se informar pelo assunto.
    Gostei do seu artigo e de suas colocações.
    Como disse comecei com um "sabonete" da sony P-41, pulei para uma P-63 também da sony pois pra mim se não for sony, canon ou nikon prefiro esquecer por problemas técnicos no bolso. hehehe
    Fiquei por 2 anos com uma H1 (noossa que camera boa)
    Hoje parti pra uma D5000 da Nikon.
    gosto muito de fotografia e devo minhas descobertas e belas fotos simplesmente pelo fato da leitura de artigos como o seu e foruns da net.
    mais uma vez parabéns.
    Recomendo para os leitores um forum muito legal para iniciantes e profissionais, pois sempre temos algo a aprender e ensinar.
    www.digiforum.com.br

    um forte abraço
    carlos.
    carlosbc78@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Olá! Parabenizo pelo blog! Muito bom!
    Mas ainda fiquei em dúvida... quero comprar uma câmera que dure e tenha boa resolução para usar em todas as ocasiões, sem grandes pretensões de fotografia profissional.
    No site em que procurei, fiquei em dúvida entre duas câmeras: Fuji S1800 e a Sony w350.
    Qual a mais recomendável?
    Desde já agradeço as dicas!

    ResponderExcluir
  6. Olá. Realmente esta matéria merece comentário e gostaria que o futuro comprador também observasse os seguintes ítens:
    1) Que a futura máquina tenha o visor de enquadramento da foto (em locais muito claros fica difícil focar o que deseja fotografar olhando-se apenas no visor de lcd);
    2) Dar preferência as máquinas com bateria, pois as de pilhas sempre deixam na mão quando não se tem um estoque de pilhas para troca.

    Gostaria também que fosse abordado o caso das máquinas fotográficas que tem melhor desempenho em locais escuros, o que me parece um fator importante para escolha da nova máquina fotográfica.
    Um forte abraço

    Luciano Pacheco
    luciano_pacheco@ig.com.br

    ResponderExcluir
  7. Adorei seu blog , me esclareceu muitas dúvidas.
    Mas ainda estou não consegui resolver se compro a Olympus SP-600 Uz 12MP com 1GB de memória ou
    se compro a FUJI S1800 12 MP .
    Qual a mais recomendável ?
    Desde já obrigada
    bjus

    ResponderExcluir
  8. Dany,

    Dá próxima pergunte me escrevendo um email. Eu não gosto de ter esse espaço como uma área de respostas, mas vamos lá.

    É uma escolha complicada, as duas são muito parecidas, se ambas tiverem o mesmo preço e você não fizer questão de fazer exposição de mais de meio segundo vá de Olympus, as lentes são melhores, mesmo tendo menos zoom.

    A Olympus tem algumas vantagens sobre a Fujifilm mas perde em alguns itens. Escreva um email para falarmos mais.

    ResponderExcluir
  9. :o) Olá Flávio!!!!
    Adorei seu blog, parabéns!!!!
    Te mandei um e-mail com umas perguntinhas básicas rsrsrsrrs
    Gláucia

    ResponderExcluir
  10. muito bom seu blog Flávio, estou para comprar uma câmera...e aqui achei ótimas dicas. abçs

    Vera (Girassol)

    ResponderExcluir
  11. Se você puder me quebrar uma árvore...

    Estou em dúvida se compro uma Fujifilm AV150 14MP Black c/ 3x Zoom Óptico e LCD de 2,7 OU uma SAMSUNG ES25 Preta 12.2MP c/ LCD 2,5 4x de Zoom Óptico ou uma SAMSUNG PL 100 Com duas telas de LCD, as três tem o mesmo valor basicamente, nas loja onde cotei...

    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  12. olá flavio

    boa noite estou querendo comprar uma camera semi profissional oq vc acha desse camera ?

    Kodak Easyshare Z981

    achei ela muito boa recomenda alguma?

    ResponderExcluir
  13. Não gosto de fazer da área de comentários uma área de respostas, tenho um email disponível para isso.

    Sobre a Kodak Easyshare Z981, posso dizer que, pelas especificações é uma boa câmera, mas nunca testei (até gostaria de ter oportunidade de testar várias câmeras, mas não tenho como ficar comprando câmera para testar e emitir minha opinião).

    Outras nessa categoria, superzoom, seria a Fujifilm S1800, Panasonic Lumix FZ35, Canon PowerShot SX20is, Sony CyberShot HX1 entre diversas outras.

    Escreva para mim (email) que eu posso comentar mais.

    ResponderExcluir
  14. Boa noite,
    Penso em comprar uma Canon A480, não tenho muita grana prara gastar. Eu gosto de boas fotos e pesno em aprender alguns truques, mas para minha esposa é só mirar e disparar(e a sogra também). Achei em alguns sites o modelo citado gostaria de saber se vale apena ou me sugere algo?
    Obrigado,
    Alexandre Dias Santos
    icsads@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  15. Olá, gostaria da sua opinião !
    Estou querendo comprar uma câmera semi, ou com qualidade equivalente, com preço acessível.

    Não pretendo tirar fotos profissionalmente, mas quero boas fotografias. Tenho uma sony cybershot e quero uma qualidade superior.

    Andei pesquisando preços e encontrei a Olympus SP-600UZ, mas li alguns comentários negativos a respeito dela. A qualidade dela é superior ou se compara a uma compacta?
    Se sim, qual devo comprar ?

    Agradeço desde já, beijos
    gabiii.gomes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. Meu pai comprou uma Kodak digital, e NÃO recomenda!

    Minha irmã tem uma Sony há anos, e é só elogios! Nem as máquinas mais novas tiram fotos tão boas quanto as da máquina dela (sério!).

    ResponderExcluir
  17. Junior disse: Parabens pelo blog, ficou fantastico! Descreve de forma clara e objetiva, e me ajudou a escolher a minha camera digital...afinal naum quero sair feio na foto...rsrs....abraço!!!

    ResponderExcluir
  18. Olá amigo, boa noite, o blog está muito bom, você conseguiu em poucas palavras estabelecer vários padrões sobre fotografia que foram muito úteis. Você está de parabéns ai pelo seu blog, sucesso ai meu amigo e até o próximo post.

    ResponderExcluir
  19. Legal gostei, você me indicou essa página e eu gostei. Parabéns e fique com Deus!
    :D

    ResponderExcluir
  20. Bom dia boa iniciativa,
    gostaria de sabem mais sobre a câmera Fotográfica Nikon D3100, vou fazer uma viagem, e gostaria de uma câmera de porte profissional, mais de fácil uso, poderia ser essa?...ou me poderia me indicar uma melhor na mesma faixa de preço, não sou profissional, entre essa Fujifilm FinePix HS10 e a D3100, qual seria melhor para me!... segui o link com os preços em um comparador: http://www.shoppydoo.com.br/precos-cameras_digitais-nikon_d3100.html;
    desde já agradeço

    ResponderExcluir
  21. Flávio, tudo bem?
    Inicialmente, meus parabéns pelo seu blog, muito legal sua iniciativa!
    Cheguei até ele através de uma resposta que você deu no yahooo answer e resolvi visitá-lo.
    Aproveitando, gostaria de pedir uma opinião sua. Possuo uma Sony Wx1, que usei pouquíssimas vezes. Pretendo viajar no meio do ano e esses modelos novos da Sony HX7V me chamaram atenção (mais pelo zoom e pelo GPS). Gostaria de saber se você acha que compensa eu tentar vender minha maquina e comprar essa nova? O GPS é bacana, ainda num mochilão pela Europa, mas farei um upgrade realmente se fizer essa troca, vale a pena esse gasto?

    Obrigado!

    Aquiles

    ResponderExcluir
  22. OI Flávio, boa noite

    Parabéns pelo blog, muito objetivo, bom para quem não entende muito também.
    Já percebi que não era para perguntar aki, mas é que eu não encontrei outra forma de te pedir esse conselho... Estou querendo uma compacta e já procurei muito na internet em sites que fazem comparativos, e estou entre a dsc w 350 sony a dsc h55 também sony, qual delas é melhor?, ou se nenhuma for, me indica um modelo por favor.
    obrigada
    Sheyla

    ResponderExcluir
  23. OLá Flávio sou estudante de publicidade e pretendo estudar fotografia para ser fotografa(como hobby mesmo quem sabe ganhar uma grana extra) preciso muito de opiniões e pessoas de tão boa vontade como vc para trocar figurinhas.Qual seria esse e-mail que vc cita que podemos trocar uma idéia?

    ResponderExcluir
  24. comprei uma olympus sp600uz,a muito tempo queria uma maquina neste estilo, mas estou meio decepcionado pois não consigo obter boas fotos com o zoom(ótico é claro,afinal o digital d nada serve)quase sempre sai desfocado, não sei se é a maquina ou o fotografo que não presta mesmo.
    por favor mede uma luz. Obrigado

    ResponderExcluir
  25. Muito bom teu blog e artigos, parabéns.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO

Perguntas? Dúvidas? Usem meu email disponível na página Sobre mim.

Não responderei a dúvidas nessa área.

Alterei minha "política" relacionada a comentários, visto que as pessoas não leem o que está escrito aqui.

** Postagens mais antigas que 30 dias terão os comentários moderados, comentários relevantes serão liberados, outros tipos de comentários - incluindo perguntas - serão ignorados.

Você pode não concordar com o texto ou com o comentário de outro visitante, mas isso não é motivo para deixar de ser educado e cortês (depende de vocês manter esse espaço com comentários livres - inclusive anônimos - e com moderação seletiva)

Por favor sejam educados para eu não ter que rever esse posicionamento.